Dá pra dizer que adoramos comida mexicana, embora façamos muito pouco em casa. Além do guacamole, não nos aventuramos muito. O que não gostamos é de comer estas delícias com aquele salgadinho de pacote cheio de corantes e nomes impronunciáveis. Sabíamos que era fácil fazer uma versão caseira de nachos mas nunca fomos muito adiante. Pois desta vez fizemos e ficou sensacional. Aprenda neste post a fazer Doritos caseiros – nachos de verdade
Pense neles como um biscoito crocante, levemente picantes, e cheio do sabor de um fubá orgânico amarelinho, moído artesanalmente, que veio de um assentamento do MST, lá do Paraná. Deu água na boca não é mesmo?
A receita não poderia ser mais fácil. Ela não rende muito, então se a ideia é fazer pra receber amigos, por exemplo, dobre as medidas.
Outra maravilhosidade desta versão é que os nachos são assados. Podem ser fritos? Sim, a receita é a mesma. Mas eu posso garantir que ficam maravilhosos assados.
Como fazer nachos
- 1/2 xícara de fubá fino
- pitada de sal a gosto – usamos 1/2 colher chá
- 1/4 xícara de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de azeite de oliva
- temperos a gosto: pimenta moída na hora, cúrcuma, páprica picante (aqui colocamos uma pitada de cada um pra não passar do ponto. Mas vale o quanto picante você gosta. Sempre penso que os nachos vão acompanhar outro prato logo, devem ser mais neutros)
- 1/3 de xícara de água (Será colocada aos poucos. No nosso caso foi essa a medida, mas se precisar use um pouquinho a mais).
Modo de fazer
Numa tigela coloque as farinhas, o sal, os temperos e o azeite. Misture tudo com um batedor ou fouet. Na sequência comece a acrescentar a água e coloque a mão na massa. Amasse até ficar uma massa bem homogênea. Vá acrescentando a água e mexendo. Se preferir transfira a massa para uma bancada. Fica uma massa bem elástica e lisa.
Modele uma bola e coloque num recipiente totalmente fechado. Você poderia envolver em plástico filme também, mas pra que gerar este lixo, não é mesmo? Deixe descansar por uns vinte minutos. Esse momento é importante para que as farinhas tenham tempo de incorporar a água.
Passado este tempo, coloque a massa na bancada e divida em porções iguais (dividimos em três partes). Aí é pegar o rolo e esticar a massa até ficar bem fina. Quanto mais fina, mais crocante. Se você tiver e quiser, dá pra usar a máquina de esticar massa. Mas um bom rolo de macarrão, ou uma garrafa de vinho, resolvem o caso.
Finalizando
Pra facilitar o processo usamos aqueles “tapetinhos” que vão na assadeira pra não grudar, sabe? Pode ser papel manteiga também. Pode ser na bancada sem nada, só cuidar pra não grudar, polvilhando fubá e farinha de trigo. Pois então, polvilhamos um pouco de fubá e esticamos um pouco a massa. Aí é só ver a necessidade de polvilhar um pouco mais de farinha ou não. Com a massa esticada e fininha passamos para a fase de cortar. Com uma faca afiada a gente corta em tiras e corta os triângulos nesta tira.
Com os triângulos na assadeira leve ao forno aquecido a 180º C e deixe assar por uns 10 minutos. Fique atento e com o olho no forno pra não deixar queimar.
Bora provar esta delícia?
Siga-nos no Pinterest e salve as suas receitas favoritas.
Ameeeeiiii Ameeeeiiii
Faz uma guacamole junto, Maria! Bjs
ok! Acredito que com uma coalhada seca tbm fica ótimo ??
Fiz o Doritos e ficou muito bom! Estava procurando uma receita sem aquele tempero industrializado, sabe?
Que beleza! Aqui nunca usamos estes temperos industriais. Abçs
Parece muito bom!! Não tem como fazer somente com o fubá? Ou substituir a farinha de trigo por alguma outra? Obrigada!
Oi Muriel, o farinha de milho é característica dos nachos, creio que não faz muito sentido substituir.
Sei q já faz muito tempo esse comentário mas ele perguntou se não tem como substituir a farinha de TRIGO. Kkkk
Olha, a função do trigo aí é dar liga na massa. Nunca testamos, mas talvez funcione com farinha de arroz.
Eu fiz e ficou ótimo!!
Eu fiz e adorei