Doritos caseiros – nachos de verdade

0

Como fazer nachos - receita fácil

Dá pra dizer que adoramos comida mexicana, embora façamos muito pouco em casa. Além do guacamole, não nos aventuramos muito. O que não gostamos é de comer estas delícias com aquele salgadinho de pacote cheio de corantes e nomes impronunciáveis. Sabíamos que era fácil fazer uma versão caseira de nachos mas nunca fomos muito adiante. Pois desta vez fizemos e ficou sensacional. Aprenda neste post a fazer Doritos caseiros – nachos de verdade

Pense neles como um biscoito crocante, levemente picantes, e cheio do sabor de um fubá orgânico amarelinho, moído artesanalmente, que veio de um assentamento do MST, lá do Paraná. Deu água na boca não é mesmo?

Como fazer nachos - receita fácil

A receita não poderia ser mais fácil. Ela não rende muito, então se a ideia é fazer pra receber amigos, por exemplo, dobre as medidas.

Outra maravilhosidade desta versão é que os nachos são assados. Podem ser fritos? Sim, a receita é a mesma. Mas eu posso garantir que ficam maravilhosos assados.

Como fazer nachos

  • 1/2 xícara de fubá fino
  • pitada de sal a gosto – usamos 1/2 colher chá
  • 1/4 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de azeite de oliva
  • temperos a gosto: pimenta moída na hora, cúrcuma, páprica picante (aqui colocamos uma pitada de cada um pra não passar do ponto. Mas vale o quanto picante você gosta. Sempre penso que os nachos vão acompanhar outro prato logo, devem ser mais neutros)
  • 1/3 de xícara de água (Será colocada aos poucos. No nosso caso foi essa a medida, mas se precisar use um pouquinho a mais).

Modo de fazer

Numa tigela  coloque as farinhas, o sal, os temperos e o azeite. Misture tudo com um batedor ou fouet. Na sequência comece a acrescentar a água e coloque a mão na massa. Amasse até ficar uma massa bem homogênea. Vá acrescentando a água e mexendo. Se preferir transfira a massa para uma bancada. Fica uma massa bem elástica e lisa.

Modele uma bola e coloque num recipiente totalmente fechado. Você poderia envolver em plástico filme também, mas pra que gerar este lixo, não é mesmo? Deixe descansar por uns vinte minutos. Esse momento é importante para que as farinhas tenham tempo de incorporar a água.

Como fazer nachos Passado este tempo, coloque a massa na bancada e divida em porções iguais (dividimos em três partes). Aí é pegar o rolo e esticar a massa até ficar bem fina. Quanto mais fina, mais crocante. Se você tiver e quiser, dá pra usar a máquina de esticar massa. Mas um bom rolo de macarrão, ou uma garrafa de vinho, resolvem o caso.

Finalizando

Pra facilitar o processo usamos aqueles “tapetinhos” que vão na assadeira pra não grudar, sabe? Pode ser papel manteiga também. Pode ser na bancada sem nada, só cuidar pra não grudar, polvilhando fubá e farinha de trigo. Pois então, polvilhamos um pouco de fubá e  esticamos um pouco a massa. Aí é só ver a necessidade de polvilhar um pouco mais de farinha ou não. Com a massa esticada e fininha passamos para a fase de cortar. Com uma faca afiada a gente corta em tiras e corta os triângulos nesta tira.

Com os triângulos na assadeira leve ao forno aquecido a 180º C e deixe assar por uns 10 minutos. Fique atento e com o olho no forno pra não deixar queimar.

 

 

 

Bora provar esta delícia?

nachos-guacamole

Aqui tem receita e Guacamole.

Siga-nos no Pinterest e salve as suas receitas favoritas.

nachos

doritos caseiros

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui