Comer salada é bom, mas comer salada bem temperada, cheia de cores e sabores é ainda melhor. Adoramos salada verde com diferentes legumes, castanhas e molhos. Neste post, nossa opção foi por uma super salada verde, incrementada com folhas de diferentes tipos, abóbora assada, castanhas e molho de iogurte. Imagine uma explosão de sabores.
Chega de saladas repetitivas. E mais, monte sua salada pensando nos sabores e também nas cores e na beleza. Uma salada bonita transforma a mesa.
Outro ponto a ser pensado é a qualidade dos alimentos que serão incluídos na salada.
Sabemos que uma dieta balanceada e saudável inclui, necessariamente, vegetais. Mas não basta ser vegetal, precisa ser livre de veneno. E olha que tá difícil, especialmente com a atual política de liberação enlouquecida de agrotóxicos. Precisamos, cada vez mais, falar sobre a qualidade destes ingredientes. Não adianta comer salada e se entupir de agrotóxico. Também não adianta aproveitar pra dizer que não come salada por isso. O fato é que precisamos investir numa alimentação que saibamos a procedência.
Já ouvimos muito o argumento de que as pessoas não consomem alimentos livres de agrotóxicos porque são mais caros. Pois bem, precisamos falar sobre isso. Enquanto os subsídios do governo vão para o agronegócio, a agricultura familiar sofre as consequências. Sim, isso repercute no preço. Mas também é bom saber que o produto orgânico que é mais caro no supermercado, não aumenta a rentabilidade do produtor.
Atualmente temos visto muitas iniciativas que aproximam o produtor do consumidor. Esta é uma das saídas para baixar custos. A melhor opção é descobrir na sua cidade como fazer isso. Vá nas feiras de orgânicos, fale com as pessoas. Pergunte sobre os produtores, onde eles produzem, como contatá-los. Você descobrirá muitas possibilidades. Pense que, quanto menos gente passar no processo entre o produtor e o consumo final, mais barato será o produto.
Os ingredientes da nossa salada foram todos comprados direto do produtor, através de uma iniciativa chamada Célula de Consumo Responsável, já falamos dela por aqui. O resultado foi uma salada incrível. Cheia de sabor e charme. Foi a estrela na mesa.
Para fazê-la usamos um mix de folhas, as maiores rasgadas para organizar os tamanhos. Dispomos as folhas sobre uma tábua. Sobre eles colocamos pedaços de uma abóbora assada com casca e temperada com azeite, alho, sal e alecrim. Depois salpicamos castanha de caju quebrada grosseiramente. Por fim foi regada com um molho de iogurte temperado com sal, azeite de oliva e hortelã fresca.
Não ficou linda?
Aqui tem outra salada
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…