Salada verde com abóbora assada e molho de iogurte

salada - alface - abóbora - iogurte - castanha de caju

Comer salada é bom, mas comer salada bem temperada, cheia de cores e sabores é ainda melhor. Adoramos salada verde com diferentes legumes, castanhas e molhos. Neste post, nossa opção foi por uma super salada verde, incrementada com folhas de diferentes tipos, abóbora assada, castanhas e molho de iogurte. Imagine uma explosão de sabores.

Chega de saladas repetitivas. E mais, monte sua salada pensando nos sabores e também nas cores e na beleza. Uma salada bonita transforma a mesa.

Outro ponto a ser pensado é a qualidade dos alimentos que serão incluídos na salada.

Sabemos que uma dieta balanceada e saudável inclui, necessariamente, vegetais. Mas não basta ser vegetal, precisa ser livre de veneno. E olha que tá difícil, especialmente com a atual política de liberação enlouquecida de agrotóxicos. Precisamos, cada vez mais, falar sobre a qualidade destes ingredientes. Não adianta comer salada e se entupir de agrotóxico. Também não adianta aproveitar pra dizer que não come salada por isso. O fato é que precisamos investir numa alimentação que saibamos a procedência.

O alimento orgânico é mais caro?

Já ouvimos muito o argumento de que as pessoas não consomem alimentos livres de agrotóxicos porque são mais caros. Pois bem, precisamos falar sobre isso. Enquanto os subsídios do governo vão para o agronegócio, a agricultura familiar sofre as consequências. Sim, isso repercute no preço. Mas também é bom saber que o produto orgânico que é mais caro no supermercado, não aumenta a rentabilidade do produtor.

Atualmente temos visto muitas iniciativas que aproximam o produtor do consumidor. Esta é uma das saídas para baixar custos. A melhor opção é descobrir na sua cidade como fazer isso. Vá nas feiras de orgânicos, fale com as pessoas. Pergunte sobre os produtores, onde eles produzem, como contatá-los. Você descobrirá muitas possibilidades. Pense que, quanto menos gente passar no processo entre o produtor e o consumo final, mais barato será o produto.

salada verde - abóbora - castanha de caju - molho de iogurte

Os ingredientes da nossa salada foram todos comprados direto do produtor, através de uma iniciativa chamada Célula de Consumo Responsável, já falamos dela por aqui. O resultado foi uma salada incrível. Cheia de sabor e charme. Foi a estrela na mesa.

Para fazê-la usamos um mix de folhas, as maiores rasgadas para organizar os tamanhos. Dispomos as folhas sobre uma tábua. Sobre eles colocamos pedaços de uma abóbora assada com casca e temperada com azeite, alho, sal e alecrim. Depois salpicamos castanha de caju quebrada grosseiramente. Por fim foi regada com um molho de iogurte temperado com sal, azeite de oliva e hortelã fresca.

Não ficou linda?

Aqui tem outra salada

salada-alface-abobora-molho-iogurte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *