Carnes

Picanha ao alho e cenouras ao marsala

Share

Em trinta minutos e com poucos ingredientes dá para preparar uma refeição de deixar a gente feliz. Faremos neste tempo picanha ao alho e cenouras ao marsala.

Para fazer o prato que relatamos aqui usamos apenas duas cenouras, duas fatias de picanha e um maço de agrião. O resto são os acessórios habituais da cozinha: sal, pimenta, manteiga, azeite e alho torrado e um vinho para cozinha. A coisa menos habitual é o vinho marsala, que pode ser substituído por um branco demi-seco.

O marsala é muito delicioso e levemente licoroso, com aplicações incríveis na culinária. Geralmente encontro em free-shops, mas hoje já está disponível nas delicatessens da vida.

Como fazer

As duas cenouras foram descascadas e cortadas em rodelas e logo caíram na frigideira com manteiga e um pouquinho de azeite. Elas literalmente fritam lentamente e, aos poucos, se adiciona meio copo de vinho marsala (para seguir a receita do livro A Cozinha da Máfia, de Joe Cippola). Tempera-se com sal e pimenta preta. Depois de inserir todo o vinho tampa-se a panela até as cenouras ficarem macias, mas não amolecidas. Quando se desliga o fogo um punhado de salsinha picada dá o toque e o perfume final.

As fatias de picanha foram salpicadas com alho torrado (destes que se compra em pacotinhos) e besuntadas com azeite de oliva. Depois foram para a chapa bem quente até ficarem ao ponto. Receberam sal dos dois lados, mas só depois de terem sido seladas.

Os bifes foram servidos sobre uma cama de agrião temperados com sal e azeite.

O conjunto tem uma harmonia incrível. A cenoura traz algo adocicado, o agrião oferece seu discreto amargor e a carne com o alho agregam tudo com a pungência do alho e a personalidade da picanha. Demais!

View Comments

Recent Posts

Sanduíche de frango, bacon e guacamole

Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…

2 anos ago

Tempura de camarão e legumes

Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…

2 anos ago

Salada de folhas verdes, maçã, nozes e molho de laranja

Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…

2 anos ago

Biscoitos caseiros sem lactose

Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…

2 anos ago

Salada de repolho, beterraba e arroz

  Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…

2 anos ago

Petisco crocante de polvilho e batata doce

Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…

2 anos ago