O dia pedia um menu caprichado. A receita escolhida foi uma do livro do Claude Troisgros. Sim, eu sou mais metódica que o Gastão e funciono escolhendo primeiro a receita, depois vou a luta atrás dos ingredientes. Fiz peito de frango crocante com cogumelos.
Fiquei entusiasmada para fazer uma receita bem fácil e que parecia muito saborosa. Frango crocante, com um dos lados empanados com pão, e acompanhado por cogumelos refogados com vinho e creme fresco.
Outra mudança foi a substituição do shitake por cogumelo castanho. Foi um cardápio realmente surpreendente. Simples, rápido e com uma combinação de sabores extraordinária.
No pilão amassei o alho, as pimentas e o sal, fazendo uma pasta. Temperei o frango com ela e deixei descansar alguns minutos. Como o filet era muito alto cortei pela metade para fazê-lo mais fino.
Na bancada montei uma sequência em tigelas separadas: farinha, ovo e o pão picadinho. Passei o frango apenas de um dos lados, na farinha, em seguida no ovo e, por fim, no pão. Neste momento, apertando bem para fazer uma camada bem uniforme.
Numa frigideira de fundo grosso coloquei um fio generoso de azeite e quando estava quente coloquei o frango com o lado empanado. Quando estava dourando, virei. Deixei até dourar também. O frango termina seu cozimento no forno – 180ºC por 10 a 15 min.
Enquanto o frango terminava de cozinhar preparei o creme. A primeira tarefa foi limpar o cogumelo. Aqui vale uma dica preciosa: o cogumelo não deve ser lavado apenas limpo com um pincel ou um pano de prato para tirar alguma terra. Isso faz toda a diferença, pois não soltará água no cozimento.
Na mesma frigideira que fiz o frango (ela tinha os sabores do frango mas não estava com gordura queimada, ok?) coloquei uma colher de manteiga a cebola e o alho para suar. Neste ponto acrescentei os cogumelos fatiados. Também ficaram na frigideira até suar. Em seguida entrei com 80 ml de vinho branco. Deixei ferver e reduzir um pouco. Por fim, acrescentei aproximadamente 200 ml de creme de leite fresco. Temperei com sal e pimenta rosa. Deixei cozinhar por alguns minutos até o molho engrossar um pouco. A pimenta rosa além de dar uma cor linda fez toda a diferença. Ficou uma delícia.
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…