Que tal fazer pão? Pra melhorar: que tal fazer Pão de chocolate com avelãs?
Recentemente li um texto aqui que falava um pouco sobre o significado de fazer nosso próprio pão. Um texto afirmativo, no sentido de não ver nisso uma moda, mas um novo modo de ver e fazer a vida. Fazer pão é, na atualidade, quase uma revolução. Por mais que algumas pessoas ainda associem este tipo de iniciativa a um postura hippie, hoje também vemos as pessoas mais ligadas e preocupadas com a sua alimentação.
Estas coisas me põem a pensar. Para além de pensarmos em modas ou em catalogar as pessoas por suas escolhas, é urgente pensar sobre o que comemos. Temos convicção que falar e fazer comida além de um ato de amor é um ato político. Fazer nossa comida, nosso pão, é sim um ato de resistência. Não delego, e acredito que não devemos delegar, à indústria do alimento o direito sobre o que comemos. São textos como este que me motivam a ir para a cozinha fazer pão para comer e presentear/compartilhar com outras pessoas.
Antes da receita uma pequena historinha. Outro dia, fiz aula de pilates com um estudante universitário que falava das suas múltiplas e sérias alergias. Algo que o levou a um médico, que por sua vez, prescreveu corticoides e um série de outros remédios. Segundo ele, o tratamento não parecia fazer efeitos. Sem querer me meter na sua história, perguntei sobre a sua alimentação e se ele comia alimentos ultra processados. Com surpresa ele me respondeu que sim, que esta era basicamente a sua dieta… sabe aquele macarrão instantâneo? Não foi difícil chegarmos a algumas conclusões.
Sei que a vida é corrida. Mas esta não pode ser a razão para que a indústria faça a nossa comida. Parece que hoje, mais que nunca, precisamos falar sobre os alimentos e sobre voltar a fazer o nosso próprio pão.
Por falar nisso, a receita de hoje é um delicioso pão de chocolate para acompanhar o chá ou o café! É desses tipos de pão que parecem bolo, sabe? O nosso foi compartilhado com um amigo.
A receita foi tirada de um livro que ganhamos de outro amigo, o Dauro.
Unte uma forma retangular para pão. Coloque o forno para aquecer.
Numa tigela bata até fazer um creme fofo e liso o açúcar e a manteiga. Adicione gradualmente os ovos, mexendo bem após cada adição. Se a mistura começar a coalhar, acrescente, batendo, uma ou duas colheres de farinha.
Mexendo com uma colher, acrescente o chocolate, as passas e as raspas de laranja. Peneire a farinha e, aos poucos, incorpore-a a mistura.
Coloque a massa na forma e alise com uma colher para ajustar bem a superfície.
Leve ao forno pré-aquecido a 160ºC por aproximadamente 40 minutos ou até fazer o teste do palito e ele sair sequinho.
Depois é só deixar esfriar e se fartar! Fica muito bom!
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…