Ô comidinha confortante que é uma panqueca. Adoramos! O que é legal é que sempre dá para inventar variações seja no recheio ou na própria massa. Um dos posts mais acessados aqui no site é uma panqueca vegetariana, que é boa demais. Mas desta vez optamos por ter uma massa vermelha. Optamos por panquecas de beterraba com frango e milho. Todos os vegetais orgânicos, vindos na nossa cesta semanal.
Fazer a massa de panqueca é fácil. Basta colocar todos os ingredientes no liquidificador.
– 1 xícara de farinha de trigo
– 1 xícara de amido de milho
– 2 xícaras de leite
– 1 colher de chá de sal (use a seu gosto)
– 2 ovos
– 01 beterraba média cozida e descascada
Simples assim. A beterraba é o pulo do gato.
Aí é colocar a massa numa frigideira anti aderente. Como ela é bem líquida, vai espalhar e fazer o disco. É bom fazer isso com uma concha para fazer sempre a mesma medida. Quanto mais fininhas, mais delicadas. Para uma frigideira de uns 22 cm de diâmetro meia concha de massa dá bom resultado.
Teremos uma massa vermelha e aveludada, com sabor da beterraba bem presente, o que vai combinar muito com o sabor do frango.
O recheio é um bom refogado de frango com milho.
Primeiro a gente cozinhou o frango no microondas. Foram uns 20 minutos na potência máxima. Mas depende da potência de cada forno. Quando pronto, desfiamos e reservamos o caldinho que ficou na tigela.
Numa panela derretemos o bacon (se não usar bacon, vale azeite de oliva ou manteiga) e na própria gordura refogue a cebola, o alho e o pimentão. Quando estiver tudo douradinho junte o frango desfiado e depois o tomate picadinho. Quando tiver bem misturado tempere com sal e temperos de sua preferência (usamos orégano, cominho e páprica defumada).
Quando começar a secar junte o milho e o caldinho que soltou do frango. Se precisar vá juntando água quente. Deixe cozinhar por uns 15 minutos para que os sabores se liguem. Por fim, uma colher de creme de leite fresco.
Lembre-se que não queremos um recheio com muito líquido, para não escorrer das panquecas.
Para cobrir as panquecas escolhemos um molho bechamel, o tradicional molho branco. Até porque valoriza o vermelho da massa.
Os ingredientes são:
Derreta a manteiga e junte a cebola que deve apenas ficar murcha, levemente transparente. Neste ponto junte a farinha de trigos e mexa até formar uma bola. Cuide para não queimar e comprometer a cor do molho.
Então retire do fogo e adicione o leite bem aos poucos, mexendo com cuidado para não formar grumos. Volte ao fogo para cozinhar, mexendo sempre. Se der zebra e ficar empelotado, vale dissolver os grumos no liquidificador ou com um mixer. Tempere com sal e noz moscada. Ao fim adicione o creme de leite.
Depois de levantar fervura deixe cozinhar mais um pouco para esconder o gosto de farinha.
Enrole as panquecas e coloque lado numa travessa refratária. Para evitar que cole no fundo, faça uma pequena base com um pouco do molho branco. Para finalizar, cubra elas com o molho branco, deixando a mostra algumas, só para exibir o vermelho da massa.
Polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar.
Que festa de sabores ligados pelo aveludado do bechamel!
Gostou? Siga-nos no Pinterest e salve as suas receitas preferidas.
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…