Share

O post de hoje faz parte da estética do rosa. Ele é a minha contribuição ao Outubro Rosa, causa que me mobiliza. Prepare-se que hoje tem docinho.

Outubro Rosa é um movimento popular internacional que remete ao mundialmente conhecido laço rosa, lançado pela Fundação Susan G. Komen (www.komen.org), que simboliza a luta contra o câncer de mama.

O movimento, inicialmente americano, a partir de 1997 rompeu as fronteiras e ganhou forma em diversos países. É marcado por fomentar ações voltadas à informação e prevenção do câncer de mama.

Uma das ações mais conhecidas é a de iluminar de rosa monumentos famosos e lugares públicos. Foi o que aconteceu no dia 05 de outubro aqui em Florianópolis, quando a Figueira da Praça XV foi iluminada de rosa.

Mas o movimento é muito maior que isso e se desdobra em várias iniciativas, especialmente a disponibilização de exames como a mamografia. (Veja aqui a programação para Florianópolis). Destaco  a caminhada programada para o dia 16 de outubro pelas ruas do centro da cidade. Quer participar? Basta ir de rosa!

Docinho Rosa

Como este blog é de culinária resolvi dar a cor do movimento a um alimento, No caso um docinho tradicional, mas impecavelmente rosa.

Para fazê-lo coloquei numa panela de fundo grosso (essa é a dica pra qualquer docinho, pois ele cozinha aos poucos sem queimar no fundo!) uma lata de leite condensado, uma colher de manteiga e duas colheres  (sopa) de achocolatado sabor morango (foi a coisa mais rosa que imaginei!).

Cozinha-se os ingrediente em fogo baixo, mexendo sem parar. Aos poucos a mistura vai ficando mais consistente e começa a se desprender do fundo da panela. Continue mexendo de forma que toda a massa passe pelo fundo e se desprenda. Depois é só colocar num vasilha para esfriar,  enrolar os docinhos e passar em açúcar cristal colorido.

 

 

View Comments

  • Hummm! Soninha: Que cara boa desse docinho!!!!
    Parabéns pela iniciativa "Rosa" e pelo blog! Estou adorando receber as receitas diariamente!
    Beijinhos querida!

    • Oi, Mônica. Que saudade!! Vou ter que fazer um bolo pra compartilhar com as leitoras assíduas como tu e a Bá. Ahahahah
      Bjão!

  • ADORO esse docinho!!! Na minha família chamam de bicho de pé (vai saber....). Quando eu era pequena, faziam com gelatina em pó. Há uns anos experimentei e funcionou super bem! As fotos estão lindas, dá vontade de morder o monitor!

    Beijos!

  • Hummm Que Delícia!!! Parabéns pela criatividade e pela divulgação do Movimento Outubro Rosa. É preciso que tenhamos consciência da necessidade de estarmos atentos a nosa saúde, para viver uma vida plenamente cor de rosa! Bjs, Rose

  • Iniciativas como a do "docinho rosa" são grandes contribuições para o movimento que precisamos ampliar em prol da saúde de nossas mulheres, isto sem falar na delícia que é.
    A Associação Brasileira de Portadores de Câncer - AMUCC e demais parceiros do Movimento Outubro Rosa em Florianópolis agradecem.

    • Jurema, eu é que agradeço a sua visita e a iniciativa da AMUCC e parceiros. Que o Movimento Outubro Rosa alcance cada vez mais mulheres e que a prevenção seja a grande conquista. Abs.

Recent Posts

Sanduíche de frango, bacon e guacamole

Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…

2 anos ago

Tempura de camarão e legumes

Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…

2 anos ago

Salada de folhas verdes, maçã, nozes e molho de laranja

Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…

2 anos ago

Biscoitos caseiros sem lactose

Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…

2 anos ago

Salada de repolho, beterraba e arroz

  Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…

2 anos ago

Petisco crocante de polvilho e batata doce

Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…

2 anos ago