Em tempos de quarentena precisamos ao máximo comer comida de verdade e com bons nutrientes. Pensando nisso, nossa dieta está valorizando alimentos nutritivos. Planejamos nossas compras pra isso. Hoje foi dia da nossa versão de mjadra, arroz com lentilha e cebola. Prato bem presente da culinária árabe.
Estamos em casa pouco mais de uma semana. A quarentena nos afastou de muitas pessoas, projetos e familiares. Mas sabemos que isso é fundamental. Sim, somos privilegiados. Temos casa, estrutura e comida. Embora, como fotógrafa e autônoma, eu não possa sair pra trabalhar, e muito menos receber por isso, sabemos que essa é uma questão de preservar a vida. Nos comunicamos virtualmente com as pessoas queridas, conseguimos trabalhar em casa e nos abastecemos de informação de qualidade. Nossas compras direto dos produtores ainda estão chegando uma vez por semana, com todos os cuidados que isso exige.
No nosso planejamento não fomos apenas ao supermercado, priorizamos comprar na loja dos produtos integrais e orgânicos farinhas, grãos e temperos. Na verdade coisas que já faziam parte da nossa rotina. Compramos o essencial, mas com qualidade planejamento. Por isso nossa despensa ficou com alguma variedade e está permitindo diversidade no cardápio.
Queremos deixar claro que repudiamos a atitude do presidente da república, que ao contrário de outros líderes mundiais, assume uma postura bizarra de insistir que isso não é nada e implementa medidas que protegem somente banqueiros e grandes empresários, como sempre.
Mas vamos à receita.
Para fazer esta delícia você vai precisar basicamente de três ingredientes principais, com alguns temperos, que podem ser alterados com o que você tem na despensa.
As porções que passaremos servem bem três pessoas. (No nosso caso, duas pessoas, sobrou comida e foi reaproveitada na janta. Jogar comida fora nestas alturas do campeonato não é uma opção, não é mesmo?)
Os processos de cozimento serão paralelos, mas aqui vamos descrever um por vez, para explicar. Pra acelerar o cozimento da lentilha, lave a deixe de molho na água por 30 minutos.
Corte o alho bem miudinho e reserve. Aqueça a água que vai usar pra cozinhar a lentilha e o arroz.
Numa panela, coloque um fio de azeite e a metade do alho, deixe que refogue um pouco e adicione a lentilha. Acrescente a água até cobri-la. Tempere com sal e as pimentas e deixe cozinhar.
Neste tempo comece a fazer o arroz. Noutra panela refoque o restante do alho no azeite. Acrescente o arroz lavado. Tempere com sal e acrescente a água – 1 1/2 xícara. A quantidade de água é menor do que o habitual (2x a quantidade de arroz), justamente porque não queremos que ela cozinhe até o ponto final.
Enquanto a lentilha e o arroz cozinham corte a cebola em rodelas e coloque numa frigideira com um bom fio de azeite, tempere com sal e deixe refogar, mexendo de vez em quando até ficar bem dourada.
Voltemos à lentilha. Quando ela estiver quase no ponto, acrescente o arroz que também deve estar quase cozido. Acrescente a metade da cebola caramelizada, mexa e deixe finalizar o cozimento. Agora sim, o arroz vai cozinhar até o ponto. Se necessário, acrescente um pouquinho de água e faça a correção de sal.
Quando terminar o cozimento sirva o arroz numa travessa e coloque o restante da cebola por cima.
Não é uma delícia? Aproveita!
Siga-nos nas redes pra acompanhar as novidades.
Salve nos Pinterest as suas receitas favoritas
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…
View Comments
achei desnecessario o comemtario politico e endeusar movimentos!
Olha para nós, comida é cultura, política, história... E este governo está destruindo a agricultura familiar, espalhando agrotóxicos indiscriminadamente, além do negacionismo com relação à pandemia. Tudo isto tem a ver com gastronomia com G maíusculo. Então aqui neste site a gente fala de política sim.
Nada haver…comentário fora do contexto. Que pena não saber discernir as coisas!
Até desisti de seguir a receita!
Olha, o que você chama de "fora de contexto" para nós é a vida. Culinária não se restringe a mexer panelas e misturar ingredientes. Não nos propomos a fazer um manual de culinária e sim um compartilhamento de experiências que compreendem também refletir sobre o que se come, as circunstâncias e, vejá só, "os contextos" em que se cozinha e come. Esta é a proposta deste site, lamentamos que não lhe agrade, mas será sempre bem-vinda.
Pois ganhou uma seguidora. A vida não se separa em caixinhas!
Políticas públicas equivocadas fazem com que milhões fiquem sem comida à mesa...
Parabéns!!!
Adorei! Vou fazer, é muito mais fácil do que imaginava…. um pitaco no seu prato: já experimentei mjadra com gomos de limão (não me recordo onde) e ficou muito bom também ??
A arte de cozinhar e saber comer é cultura e produz cultura e todos os contextos importam. Parabéns por valorizarem o MST e sua produção familiar e orgânica. Obrigada. Adorei a receita e vou segui-los!
Entrei só para dar uma espiadinha na receita (que me parece ótima), mas encontrei bem mais que isso, comida com certeza é política, é preciso falar muito sobre isso. Gratidão por compartilharem!
Volte sempre. Tamu juntu!