Mjadra, arroz com lentilha e cebola

0

Mjadra, arroz com lentilha e cebola

Em tempos de quarentena precisamos ao máximo comer comida de verdade e com bons nutrientes. Pensando nisso, nossa dieta está valorizando alimentos nutritivos. Planejamos nossas compras pra isso. Hoje foi dia da nossa versão de mjadra, arroz com lentilha e cebola. Prato bem presente da culinária árabe.

Estamos em casa pouco mais de uma semana. A quarentena nos afastou de muitas pessoas, projetos e familiares. Mas sabemos que isso é fundamental. Sim, somos privilegiados. Temos casa, estrutura e comida. Embora, como fotógrafa e autônoma, eu não possa sair pra trabalhar, e muito menos receber por isso, sabemos que essa é uma questão de preservar a vida. Nos comunicamos virtualmente com as pessoas queridas, conseguimos trabalhar em casa e nos abastecemos de informação de qualidade. Nossas compras direto dos produtores ainda estão chegando uma vez por semana, com todos os cuidados que isso exige.

No nosso planejamento não fomos apenas ao supermercado, priorizamos comprar na loja dos produtos integrais e orgânicos farinhas, grãos e temperos. Na verdade coisas que já faziam parte da nossa rotina. Compramos o essencial, mas com qualidade planejamento. Por isso nossa despensa ficou com alguma variedade e está permitindo diversidade no cardápio.

Queremos deixar claro que repudiamos a atitude do presidente da república, que ao contrário de outros líderes mundiais, assume uma postura bizarra de insistir que isso não é nada e implementa  medidas que protegem somente banqueiros e grandes empresários, como sempre.

Mjadra, arroz com lentilha e cebola

Mas vamos à receita.

Mjadra, arroz com lentilha e cebola

Para fazer esta delícia você vai precisar basicamente de três ingredientes principais, com alguns temperos, que podem ser alterados com o que você tem na despensa.

As porções que passaremos servem bem três pessoas. (No nosso caso, duas pessoas,  sobrou comida e foi reaproveitada na janta. Jogar comida fora nestas alturas do campeonato não é uma opção, não é mesmo?)

ingredientes mjadra

  • 1 xícara de lentilha
  • duas cebolas (não muito grandes)
  • 1 xícara de arroz (usamos o arroz parboilizado orgânico, produzido pela agricultura familiar do MST maior produtor de arroz orgânico da América Latina)
  • sal para temperar o arroz, a lentilha e a cebola
  • dois dentes de alho
  • mix de pimentas moídas na hora e pimenta síria.
  • azeite

Como fazer

ingredientes mjadra

Os processos de cozimento serão paralelos, mas aqui vamos descrever um por vez, para explicar. Pra acelerar o cozimento da lentilha, lave a deixe de molho na água por 30 minutos.

Corte o alho bem miudinho e reserve. Aqueça a água que vai usar pra cozinhar a lentilha e o arroz.

Numa panela, coloque um fio de azeite e a metade do alho, deixe que refogue um pouco e adicione a lentilha. Acrescente a água até cobri-la. Tempere com sal e as pimentas e deixe cozinhar.

Neste tempo comece a fazer o arroz. Noutra panela refoque o restante do alho no azeite. Acrescente o arroz lavado. Tempere com sal e acrescente a água – 1 1/2 xícara. A quantidade de água é menor do que o habitual (2x a quantidade de arroz), justamente porque não queremos que ela cozinhe até o ponto final.

arroz-lentilha-mjadra

Enquanto a lentilha e o arroz cozinham corte a cebola em rodelas e coloque numa frigideira com um bom fio de azeite, tempere com sal e deixe refogar, mexendo de vez em quando até ficar bem dourada.

Voltemos à lentilha. Quando ela estiver quase no ponto, acrescente o arroz que também deve estar quase cozido. Acrescente a metade da cebola caramelizada, mexa e deixe finalizar o cozimento. Agora sim, o arroz vai cozinhar até o ponto. Se necessário, acrescente um pouquinho de água e faça a correção de sal.

Quando terminar o cozimento sirva o arroz numa travessa e coloque o restante da cebola por cima.

Não é uma delícia? Aproveita!

Siga-nos nas redes pra acompanhar as novidades.

Salve nos Pinterest as suas receitas favoritas

Mjadra

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui