A paixão por hambúrgueres nunca foi dissimulada neste blog. Adoramos! Tem sabor, tradição, informalidade… Tudo de bom. Mas sempre dá para melhorar. Então resolvemos ousar um pouco e dar um toque sofisticado fazendo hambúrguer recheado com camembert e cogumelos.
Na verdade aproveitamos um “pequeno estoque” de queijo que fizemos ao descobrir um fornecedor aqui da região que produz inacreditáveis queijos de estilo francês com preço justo e muita qualidade, não perca a oportunidade de provar os queijos da Queijo com Sotaque.
Para ficar ainda mais chique – e gostoso – acrescentamos cogumelo refogados.
Nada mais simples: apenas refogamos numa frigideira com um pouco de azeite alguns cogumelos frescos (usamos hiratake branco, no caso) com um pouco de alho. Não deixe o cogumelo secar nem perder a crocância, ele passa pela frigideira apenas para “soltar” todo seu sabor.
Fizemos hambúrgueres grandes, com cerca de 180g de carne em cada um, pois seria a nossa refeição. A carne que usamos foi coxão duro moído com cerca de 10% de gordura, pois a carne vai ficar seca se não houver uma gordurinha para “dar liga”. Temperamos apenas com pimenta moída (sal só no final) e montamos num molde uma camada de carne, uns bons pedaços de queijo e mais uma porção de carne.
O ideal seria assar os hambúrgueres na brasa, mas como moramos em apartamento usamos uma frigideira de fundo grosso e a aquecemos muito. E nada de ficar virando o hambúrguer a toda hora. Foram uns quatro minutos de cada lado e pronto, pois a carne precisa ficar ao ponto, sem ressecar.
Por fim, os “bifões” receberam uma boa pitada de flor de sal em cada lado.
Deixamos os hambúrgueres descansar e tostamos o pão já aberto num grill e montamos apenas com uma leve camada de maionese, fatias de tomate e alface cortada em tirinhas, o hambúrguer e um tanto do cogumelo por cima.
Simples, chique e suculento. Nada mais a declarar.
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…
View Comments
Alto lá! Não existe nada de amoral em gostar de hamburguer. Talvez aqueles prontos, da Sadia não sejam o melhor exemplo da boa culinária, mas sempre há uma saida, certo? Ou então a criatividade na cozinha é uma mentira sem tamanho.
Sou louca por queijo e por hamburguer. Camembert é meu ponto fraco. Estou babando. Vou fazer a receita e posto o meu resultado aqui
Nada melhor que fazer os hambúrgueres em casa, alem de ficarem mais saborosos eles são extremamente mais saudáveis.