Da série comidinha simples, mas gostosa. Hoje tivemos frango marinado na cerveja com purê de ervilhas.
Quatro sobrecoxas de frango foram para uma tigela com sal, orégano, tomilho, alecrim, grãos de pimenta, um pouco da curry, alho, umas duas colheres de molho shoyu e, por cima de tudo, uma lata de cerveja. Uma marinada simples, sem nenhum mistério, mas suficiente para encher o frango de sabor e maciez. A carne ficou ali descansando cerca de uma hora e meia.
Enquanto isto colocamos uma panela com água para ferver. Na água umas folhas de hortelã e alguns galhinhos de tomilho bem fresquinho e uns grãos de pimenta (um dente de alho seria o máximo, mas a despensa estava em falta). Acrescentamos também uma batata descascada e cortada em cubinho. Deixamos a batata ficar bem mole. Aí juntamos o conteúdo de um pacote de ervilhas congeladas (300g) previamente enxaguadas para “tirar o gelo” e deixamos cozinhar até que ficassem bem macias.
Com as ervilha no ponto é só escorrer a água, tirar os galhos de hortelã e tomilho e passar as ervilhas e a batata por um mixer ou pelo liquidificador. Vale acrescentar uma colher de requeijão e um pouquinho de azeite de oliva para o purê ficar mais aveludado.
Para assar o frango recorremos a uma velha forma, que temos há uns 15 anos ou mais. Naquela época este utensílio, redondo que na parte de baixo tem uma grelha com um furo no meio e a tampa é uma cuba arredondada, se encontrava em qualquer lugar. Mas guardo este negócio “fora de moda” porque ele assa muito rápido, sem fumaça ou sujeira e com o resultado muito próximo de um grelhado na brasa (só falta o gostinho de defumado).
Em menos de meia hora na forma os quatro pedaços de sobrecoxa estavam crocantes por fora e suculentos por dentro. Saborosos, para resumir. No meio do cozimento ainda coloquei um pouco da marinada sobre cada pedaço, com uma colher.
Vale fazer no forno também. Levará um pouco mais de tempo.
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…