Categories: BovinaCarnes

Steak au poivre, o bom filet com crosta de pimenta e batatas rústicas

Share

O steak au poivre ou, em bom português, filet com pimenta, é um clássico da gastronomia internacional. E como todo o clássico tem diversas versões que reivindicam ser “a legítima”. Bobagem! Cada um que faça a sua versão, como eu fiz a nossa que ficou deliciosa com batatas rústicas.

Antes de tudo é preciso um bom filet mignon. Recomenda-se usar a parte central, o filet do filet, fazendo quase um cubo de carne macia e suculenta. Logo, besuntamos todo o pedaço com azeite de oliva. Em uma das faces vai a pimenta: socamos levemente num pilão grãos de pimenta preta, verde, branca e rosa (não pode ser muito moído) e então fazemos uma crosta sobre o pedaço de filet.

A carne vai para uma frigideira muito quente para selar por todos os lados, sendo o da pimenta o último a ter contato com a chapa. Aí jogamos na frigideira uma boa colher de manteiga e regamos o filet. Como a carne apenas selou, leva-se ao forno, também bem quente, para cozer até chegar ao ponto (ao ponto significa o interior das carne bem rosada).

O molho de pimenta

Para acompanhar a carne vale um molhinho rápido. Se faz colocando uma colher de manteiga numa frigideira e refogando (apenas ao ponto de “suar”) meia cebola roxa bem picadinha. Aí acrescenta-se um, cálice de vinho tinto seco, tempera-se com sal, pimenta e raminhos de tomilho. Deixa-se reduzir um pouco e…pronto.

Batatas rústicas

Para acompanhar a carne nada melhor do que batatas rústicas. Usamos batatas rosa (Asterix). Depois de bem lavadas foram cortadas em fatias (ou o formato que mais lhe agradar) sem tirar a casca. Cartadas as batatas devem ser lavadas novamente para tirar o excesso de amido e enxugadas com um pano. Numa assadeira temperamos com um pouco de azeite de oliva, uma colher se café de cúrcuma (açafrão da terra) e bastante alecrim seco. Não coloque sal nas batatas ainda, senão ela pode desidratar e amolecer no forno. Asse em forno alto por uns 30 minutos, mas o tempo depende da espessura que cortar as batatas. Elas devem ficar crocantes por fora e macias por dentro. Quando prontas já podem receber sal.

Recent Posts

Sanduíche de frango, bacon e guacamole

Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…

3 anos ago

Tempura de camarão e legumes

Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…

3 anos ago

Salada de folhas verdes, maçã, nozes e molho de laranja

Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…

3 anos ago

Biscoitos caseiros sem lactose

Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…

3 anos ago

Salada de repolho, beterraba e arroz

  Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…

3 anos ago

Petisco crocante de polvilho e batata doce

Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…

3 anos ago