O convidado para o jantar adora estrogonofe… e frutos do mar. Solução óbvia: um estrogonofe de camarão. Não tem como dar errado, receita mais do que provada e aprovada até por paladares exigentes.
Antes de tudo a preocupação com a qualidade dos camarões. E conseguimos maravilhosos crustáceos de alto mar, na casca, rechonchudos, grandes! Muito mais interessantes do que os de cativeiro ou de enseadas. A receita que usamos é a mais simples possível e tem como base as técnicas ensinadas por uma antiga empregada da minha mãe, que fazia um estrogonofe delicioso.
Numa panela bem quente refogamos uma cebola micrometricamente picada e três dentes de alho. Usamos manteiga para refogar, e logo que a cebola ficou transparente e o cheiro do alho se espalhou entramos com os camarões já descascados e limpos. Deixamos refogar até o camarão ficar vermelho (camarão quando é fresco praticamente não solta água) e logo adicionamos uma colher de sopa de molho inglês.
Em seguida entraram os cogumelos. Usamos cogumelos portobelo cortados em quatro (eles eram bem grandes). Deram uma leve refogada junto com os camarões. Aí adicionamos um copo de conhaque e flambamos. O conhaque deixa seu sabor intenso, descola o fundinho da panela e começa a produzir um molho. Uma colher de sopa de farinha de trigo dá uma engrossada no conjunto que já está pronto para receber o molho propriamente dito.
Este molho é o pulo do gato desta receita: Uma mistura de creme de leite fresco e ketchup de boa qualidade (usamos um orgânico). Um pote de creme de leite para a quantidade de ketchup que se desejar. Nós gostamos que o molho fique bem avermelhado e que realce bem o sabor do tomate. Por isso, nada de economia.
Aí é corrigir o sal e a pimenta, mas no nosso caso havia entre os convidados pessoas com problemas com coisas picantes, então deixamos a pimenta para quem quisesse adicionar no seu prato. Em outras circunstâncias inclusive teríamos temperado os camarões previamente com páprica picante. Ah, no final foi um generoso punhado de salsinha picada para dar cor e perfume.
O estrogonofe foi servido com arroz jasmine e batatas palito assadas com alecrim (sem frituras!). Ficou uma delícia.
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…
View Comments
Nessa receita em que você usou 1 pote de creme de leite fresco, quanto de camarão usou? E serviu quantas pessoas??
Estou perguntar para calcular quanto que faço para servir duas pessoas!
Obrigada e parabéns pelas receitas!!!!
Oi, Natália. Usamos um pouco mais de 1 Kg de camarões grandes. Servimos quatro pessoas e ainda sobrou. Obrigada pela visita. Abs.
Obrigada!
maravilha ainda não comi!! vou fazer
Aqui no para o camarões msn fresco é muito sem graça. Não tem gosto de nada. Qnd quero comer camarão de verdade tenho q desembolsar 60,00/ Kg de camarão rosa....
Oi! fiz hoje e super deu certo! Parabéns!
agora em tempos de COVID, comecei a fazer uns almoços de sexta-feira aqui em casa; sábado e domingo, pasta sempre!:)
Que maravilha! Obrigado pelo retorno! Saúde