Carnes

Ensopado de carne, legumes e mandioca

Share

Comida caseira é tudo de bom. Mas caseira mesmo, feitinha na cozinha da gente, na panela da gente, com as coisas que a gente escolhe para compor a alquimia. E por isto a terça-feira começou com a visita semanal ao mercado de orgânicos. Afinal a ideia era fazer um ensopado de carne, legumes e mandioca, ingrediente que já tínhamos em casa.

como fazer

A primeira coisa foi descascar a mandioca (ou aipim, ou macaxeira, dependendo da região) e colocar para cozinhar em água e sal. Usamos só uma rama, que afinal somos só duas pessoas.

Na panela de ferro bem quente, com um pouquinho de azeite, coloquei cubos de carne. Usei umas 300g de coxão mole cubos de uns 3 cm. Depois coloquei uma cebola roxa picada, um talo de alho poró e meio pimentão vermelho, tudo picado nem tão miúdo assim.

Neste ponto chamei os temperos para dar o toque na pajelança: sal, pimenta preta moída, orégano seco, um pouquinho de coentro seco. Em seguida um naco de açafrão da terra ralado, um pedaço de gengibre picadinho. Só isto já espalhou um perfume pela casa!

Como a coisa começou a secar na panela, antes que grudasse no fundo, jogamos um pouco da água do cozimento da mandioca para regar e misturar o sabor. E logo depois tudo ganhou a companhia de dois tomates médios, bem maduros, picados (com casca e semente). Uma mexida, mais um pouco da água da mandioca, tampa na panela e deixar o fogo lento fazer seu trabalho por uns 30 minutos, até formar um molho espesso.

Finalizando

Neste ponto a panela foi colorida por uma cenoura cortada em rodelas, um bom punhado de brócolis e, finalmente, a grande estrela! Juntamos ao ensopado a mandioca já cozida, que soltou seu amido e ajudou o molho a engrossar. Mais um minutinho de panela fechada para os sabores interagirem e feito. Agora, já fora do fogo, um bom punhado de salsinha e cebolinha picados para dar cor, alegria e perfume.

Quem quiser pode acompanhar com arroz, com pão ou qualquer coisa. Mas como o prato já é completo (proteína, carboidrato, vitaminas, etc…) comemos só ele e, cá para nós, é um banquete caseiro. Nosso tempero, nossa cozinha, nossa panela…

PS.: Uma boa ideia é usar uma carne mais dura, como o coxão duro ou o acém e cozinhar a mandioca no próprio molho. Mas aí vai precisar em torno de três horas. Neste caso coloque a cenoura e o brócolis no final, para que não desmanchem. 

Siga-nos no Pinterest e salve esta receita.

View Comments

Recent Posts

Sanduíche de frango, bacon e guacamole

Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…

2 anos ago

Tempura de camarão e legumes

Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…

2 anos ago

Salada de folhas verdes, maçã, nozes e molho de laranja

Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…

2 anos ago

Biscoitos caseiros sem lactose

Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…

2 anos ago

Salada de repolho, beterraba e arroz

  Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…

2 anos ago

Petisco crocante de polvilho e batata doce

Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…

2 anos ago