A gente sempre gosta de valorizar receitas práticas, rápidas e econômicas. Camarão à parmegiana não é o caso. Dá bastante trabalho, demora os ingredientes não são os mais baratos. Mas em compensação o resultado compensa todo o esforço e investimento. É prato para fazer bonito em dia de festa, pra receber visitas ou simplesmente para enfeitar um dia qualquer de nossa vida.
Além de um visual apetitoso, o prato é rico em texturas e sabores contrastantes que instigam o paladar de forma ampla. Em outras palavras: uma delícia.
400g de camarões descascados e limpos.
300 ml de molho de tomate, de preferência caseiro (veja aqui como fazer)
1 xícara de queijo mussarela ralado grosso.
1xícara de queijo parmesão ralado fino.
Para empanar: 2 ovos, 1 xícara de farinha de trigo, 1xícara de farinha de rosca (ou panko).
Temperos a gosto para o camarão.
Óleo para fritar
Comece temperando o camarão a seu gosto. No caso marinamos rapidamente (uns 15 minutos) com suco de limão, sal, páprica picante, alho e gengibre. Depois comece a empanar os camarões o que, sem dúvida é a parte mais demorada. Se você tiver dúvidas sobre a melhor forma de empanar, dêr uma olhada neste post sobre como fazer um milanesa perfeita. Afinal, a mesma técnica vale para muitas coisas (carnes, aves, peixes, legumes, camarões).
Passada esta etapa, é hora de fritar em imersão os camarões que devem ficar dourados e crocantes. Escorra num papel toalha para tirar o excesso de gordura e depois vá acomodando-os lado a lado um uma travessa refratária. O ideal é que quanto estiverem pronto eles cubram o fundo da travessa. Não tem problema se ficarem alguns sobre os outros.
Os camarões dispostos na travessa devem ser cobertos, sem exageros, pela mussarela ralada grossa. Sobre a mussarela vai o molho espalhado por igual. Não use muito molho! Não queremos que os camarões fiquem encharcados de molho e percam sua crocância. Quanro mais o molho ficar sobre o queijo, melhor.
A última etapa é cobrir tudo com uma camada de queijo parmesão ralado e levar para o forno para gratinar. Se seu forno tiver um gratinador, melhor ainda. O tempo de forno está completo quando o parmesão começar a virar uma casquinha crocante. Pronto!
Para acompanhar vale um simples arroz branco, ou batatas soutê, uma boa salada ou mesmo um purê de batatas. Um espaguete ao alho e óleo também forma uma boa parceria.
Um prato opulento e saboroso!
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…