Estamos em casa. Negociamos com nossos clientes e empregadores e estamos plenamente em home office. Simplesmente porque é sensato, ajuda a evitar que o Corona se alastre. Cuidamos de nós e ajudamos a evitar que o mal recaia sobre outras pessoas. A empatia é um remédio forte contra o Covid-19.
A privação social pode parecer chata e tediosa, mas a gente pode dar um jeito de fazer ela seja, quem sabe, um momento de conexão e fomentar o convívio familiar. Nós já experimentamos uma outra situação extrema em 2003, quando a parte insular de Florianópolis ficou três dias totalmente sem energia elétrica. O apagão na ilha de Santa Catarina fez com que faltasse de tudo: água (o bombeamento parou), combustível (as máquinas de abastecer são elétricas), telefones (celular sem bateria) e a partir disto houve um colapso completo do modo de vida.
Com tanta provação a vida fica mesmo difícil, mas foram só três dias. E destes três dias sem energia surgiram vários relatos que davam conta que as famílias se reuniram mais, brincaram mais, conversaram mais. Conviveram.
As privações que a pandemia do Corona nos impõem são bem sérias, mas se a gente não fizer limonada com estes limões estaremos nos entregando muito facilmente.
Ao invés de se lamentar pela privação social, invista em dar qualidade a este isolamento. Se tiver que trabalhar, trabalhe, experimente novas formas de fazer suas atividades, novas ferramentas, etc. Mas sobretudo conviva, leia, cozinhe. Se tiver tempo veja bons filmes. Se tiver conhecimentos que podem ser úteis neste momento, compartilhe.
Ligue para os amigos, converse por telefone ou aplicativos. A tecnologia serve para isto.
O que precisamos entender é que precisamos escolher o lado dos que querem o bem da maioria, o lado da empatia. Quem despreza os riscos expõe o semelhante. Quem segue as restrições, respeita o direito à vida e à saúde. De que lado você está? Do egoísmo ou da solidariedade? Do individualismo ou do respeito ao coletivo? A empatia é um remédio forte contra o Covid-19.
Abasteça sua despensa racionalmente. Não compre exageradamente para que não falte para os outros e para que os especuladores não aumentem preços.
Como defensores da cozinha doméstica, deixamos a dica de usar o tempo adicional em casa para fazer aquela receita que está guardada esperando a vez; que experimente cozinhar o que nunca tentou; que se apaixone por comer comida de verdade na melhor companhia da sua família.
Aqui temos algumas dicas de coisas que parecem que só existem industrializadas e que dá para fazer em casa.
Com empatia, vai dar certo!
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…