7 alimentos industrializados que você pode fazer em casa

Já pensou que tem coisas que a gente consome que nem sempre foram produzidas em indústrias? Na verdade quase tudo, um dia, foi produzido artesanalmente, não mão, sem recursos mecânicos e aditivos mirabolantes. Muito antes das prateleiras de supermercado já existiam o ketchup ou o leite condensado, por exemplo. Mas a gente foi assimilando a facilidade de abrir frascos e latas, e junto com a praticidade engolindo substâncias químicas com nomes impronunciáveis que garantem a durabilidade, a textura e até o sabor. Aqui a gente faz uma resenha de 7 alimentos industrializados que a você pode fazer em casa. As receitas estão aqui no blog e vamos linkar uma por uma.

Ah, mas fazer estas coisas dá trabalho! Não é mentira: é menos fácil do que abrir uma lata ou remover um lacre. Mas ao se propor a fazer estas coisas a gente abre muito mais do que embalagens: abre horizontes, reflexões e percepção de que cozinhar é muito mais. E, além do mais, as coisas não são tão complicadas assim.

Vamos fazer a gente mesmo?

Leite condensado caseiro

leite condensado caseiro

O leite condensado não nasceu em uma lata, nem é uma coisa nova. Em 1820 um francês chamado Nicolas Appert pesquisava esterilização e conservação de alimentos quando descobriu um processo para remover parte da água do leite. Adicionou açúcar e nasceu esta maravilha.

O processo de elevação de temperatura e esterilização por autoclave permitiu que o leite condensado, com ou sem açúcar fosse enlatado. Como todos os enlatados foi especialmente usado militarmente. Militarmente? Sim, era fácil abastecer e alimentar soldados carregando apenas latas. Foi assim na Guerra Civil Americana, na Primeira Guerra Mundial e em outros conflitos.

Por incrível que pareça, para fazer em casa só se precisa de leite, açúcar e bicarbonato de sódio.

A receita está aqui.

Nutella caseira

Nutella-caseira-chocolate

Estamos falando de um creme de avelãs, cacau e leite que foi patenteado pela empresa Ferrero em 1963. Mas há quem diga que já era comercializada com o nome de Supercrema em 1944. O que não se discute é que a fórmula original é de Pietro Ferrero.

Hoje em dia a composição da Nutella varia de país para país, de acordo com o gosto local, variando as proporções dos componentes.

Já houve até polêmica com o produto. A Autoridade Europeia para Segurança de Alimentos – EFSA chegou a dizer, após análise, que havia cancerígenos entre os ingredientes do creme.

O sucesso da fórmula fez com que surgissem produtos similares com outros nomes em vários países.

A nossa receita caseira de creme de avelã é deliciosa e sem lactose. É muito prática e com poucos ingredientes.

Vamos fazer? Veja a receita aqui.

Ketchup caseiro

ketchup caseiro

Difícil imaginar que o tradicional molho de tomate que incrementa tantos lanches não foi criado e pensado pela e para a indústria. Mas não foi. Segundo alguns autores, tudo teve origem na China, passado pela Malásia, pela Inglaterra e finalmente desembarcando nos Estados Unidos para ganhar a fama mundial de acompanhamento de fast-food.

Seja lá qual for a história, o fato é que dá para fazer em casa sem muitas dificuldades, mas certamente sem nenhuma substância química de no estranho.

Veja aqui a nossa receita e depois se esbalde no sabor!

Maionese caseira

maionese caseira

Não, a verdadeira maionese não está nas prateleiras de supermercado e nem tem um monte de espessantes, estabilizantes, emulsionantes e coisarada. Maionese mesmo tem ovo e óleo há séculos.

Aqui temos a nossa receita de maionese caseira.

Massa caseira

massa caseira

Usando ovos, farinha de trigo e um pouco de boa vontade você pode fazer a sua própria massa. Vai ser mais fresca e gostosa e vai fazer sucesso com qualquer molho.

Ah, mas eu não tenho máquina para abrir a massa. Sem problema. Só precisa de mais esforço, mas dá para abrir com um rolo de macarrão ou até com uma garrafa.

Só não pode ter preguiça, que a receita e alguns truques você encontra aqui.

Molho de tomate caseiro

Uma das coisas legais de fazer molho de tomate é que dá para fazer em casa, ao nosso gosto, uma quantidade razoável e congelar. Aí, quando a fome aperta, tem um molho básico para compor vários pratos. E tudo com ingredientes que você escolheu.

Aqui está a receita completinha com vídeo e tudo.


Danete caseiro

danete caseiro receita

Aquele creminho de chocolate, aveludado, geladinho e intenso não precisa ser cheio de espessantes, corantes, emulsionantes, acidificantes e estabilizantes. Melhor que seja baseado em leite e chocolate. Não é mesmo?

Então vamos a uma receita caseira que não exige muitos ingredientes nem muitas habilidades. Excelente resultado e maravilhoso rendimento. A receita está aqui.

VEJA AQUI OS RISCOS QUE OS INDUSTRIALIZADOS OFERECEM À SAÚDE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *