Receitas

Torta de salmão com inhame

Share

Nem toda receita vem de uma história de família, de um bom livro ou de uma grande inspiração. Às vezes ela surge do que há na geladeira e na despensa. Nossa torta de salmão com inhame foi assim e, aliás, agregou outros ingredientes que “estavam por ali”.

Na verdade as aparas do filé de salmão que compramos para fazer um gravlax não poderiam ser desperdiçadas. Também havia um robusto filé de robalo já grelhado na refeição anterior. A ideia era fazer a torta só com batatas, mas na despensa de tempos de quarentena havia mais inhame do que batatas. Bora fazer com o que temos.

Na verdade a ideia foi recuperar uma receita de “salmão legal” que aprendemos num programa de TV há décadas. Não havia a febre de programas de culinária que há hoje quando o chef Allan Vila Espejo já ensinava bons pratos em redes de TV. E num dia ele ensinou esta tortinha que reúne salmão em uma base de purê de batatas. A gente já fez várias vezes e, aqui, demos uma adaptada.

O que usamos

  • 2 batatas médias
  • 3 inhames médios
  • 1 colher de nata (creme de leite fresco)
  • 1 cebola
  • 1 dente de alho
  • sal e pimenta a gosto
  • salsinha e cebolinha picados a gosto
  • 1 porção (120g) de filé de robalo já grelhado e desfiado
  • 200g de aparas de salmão cortados em cubos pequenos
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de farinha de rosca (para polvilhar)

O purê

Cortamos em cubos 3 inhames médios e duas batatas. Colocamos para cozinhar em água com sal e galhos de tomilho e alecrim. Bem cozido, até tudo ficar desmanchando. Quando ficou no ponto, escorremos a água, adicionamos a nata e usamos um mixer para desmanchar a batata e o inhame e formar um purê.

O chato aqui é que o inhame cozido fica meio acinzentado. Não interfere no gosto, mas prejudica o visual que só com batatas vai ficar mais amarelinho e bonito, mas em compensação com o inhame ficou muito mais nutritivo.

Reservamos o purê.

Refogado

Numa frigideira bem quente, com um fio de azeite, refogamos a cebola e o alho bem picadinhos. Logo adicionamos o salmão e depois o robalo. Como dissemos, a receita original é só salmão, mas não dá pra desperdiçar um pedaço de peixe que vai dar mais uma camada de sabor no prato, né?

A refogada dos peixes é rápida e finalizada, já com o fogo desligado, com uma boa porção de salsinha e cebolinha picados.

Montagem da torta

Antes de tudo junte o refogado que está na frigideira ao purê e mexa delicadamente até tudo ficar bem misturado. Depois unte com azeite uma tigela que possa ir ao forno e espalhe o purê com os peixes. Ajeite com um garfo para que a superfície fique lisa.

Bata um ovo e espalhe por cima do purê. Com o garfo faça furos para que o ovo entranhe no purê. Por fim, polvilhe tudo com a farinha de rosca, que vai ajudar a formar uma casquinha crocante, e leve ao forno. Uns 20 minutos a 180º.

O inhame atrapalhou um pouco o crescimento da torta, mas ela fica leve e muito saborosa. Acompanhe com uma salada e terás uma refeição completa e nutritiva.

View Comments

  • Inhame menos cinza. Quanto mais se cozinha o inhame, mais cinza fica.
    Dica: Cozinhe o inhame com casca. Até que ao espetar um garfo ele penetre no inhame, não precisa desmanchar.
    Esfrie de baixo da torneira e com as mãos mesmo retira as cascas (ou pele). Você observará que o acinzentado está mais na cama da externa e fica mais branco para dentro. Não tem os temperos que você mencionou na receita, mas ainda pode colocar a batata que vem com o tempero.
    Nota: eu bateria bateria os galhos de tomilho e alecrim com o purê.

    Espero não ter "chovido no molhado" ou "ensinar o pai nosso ao vigário".

    Fiquem bem.
    Obrigado pela receita, gostei muito.

Recent Posts

Sanduíche de frango, bacon e guacamole

Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…

2 anos ago

Tempura de camarão e legumes

Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…

2 anos ago

Salada de folhas verdes, maçã, nozes e molho de laranja

Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…

2 anos ago

Biscoitos caseiros sem lactose

Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…

2 anos ago

Salada de repolho, beterraba e arroz

  Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…

2 anos ago

Petisco crocante de polvilho e batata doce

Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…

2 anos ago