Categories: DocesSobremesasTortas

Torta de maçãs

Share

Existem várias receitas de torta de maçã. Normalmente é uma crosta crocante com um recheio de maçãs, cruas ou já cozidas, temperadas com canela e açúcar.

Escolhi a receita a seguir pela simplicidade de fazê-la. Pode ser praticamente feita no processador. Tem a seu favor o fato de levar menos manteiga que a pâte sucrée, e a maçã crua vai sobre um creminho feito com cream cheese, o que o favorece.

A torta é feita em três etapas: a crosta crocante, o creme e a mistura das maçãs com o açúcar.

A crosta:

1 xícara de farinha

1/4 de colher (chá) de sal

1/3 xícara açúcar de confeiteiro

1/2 xícara de manteiga gelada, cortada em pequenos pedaços.

Coloque no processador a farinha, o sal e o açúcar. Dê uma batida para juntar os ingredientes. Acrescente a manteiga. Bata até que os ingredientes se juntem. Mas não ficará homogêneo, ficará como uma farofa. Coloque numa forma de fundo removível e com a ajuda de uma colher distribua por toda a forma e pelas laterais, arrumando com a mão. Evite muito contato para não derreter muito a manteiga. Tem um momento meio caótico, que parece que não vai funcionar. Respire. Continue tentando… Vá apertando a farofa e fazendo uma massa compactada na forma. Quando terminar cubra com filme plástico e leve a geladeira.

O creme:

No mesmo processador coloque 220 g de cream cheese, 1/4 de xícara de açúcar branco (usei açucar baunilhado), 1 ovo grande e 1/2 colher de extrato de baunilha.

Bata tudo até formar um creme. Reserve.

A maçã:

Usei 4 maçãs, duas verdes bem ácidas e duas tipo fuji, mais docinha. Tirei o miolo e a casca e cortei em fatias, não fiz muito finas pois gosto de sentir a maçã. Coloquei a maçã numa vasilha e reguei com um pouco de limão, o suficiente para molhar a maçã para ela não escurecer, bem moderado. Acrescentei meia colher de canela em pó e 1/4 de xícara de açúcar  branco (açúcar demerara não faria feio, me arrependi por não ter usado!).

Montando a torta:

Derramei o creme sobre a crosta e espalhei sobre ele a porção de maçãs. Eu coloquei todo o caldo que a maçã produziu, foi um pouco demais.

A receita recomenda colocar sobre tudo amêndoas cortadas, aproximadamente 1/2 xícara, como não tinha em casa usei um pouco de avelãs picadas, fez falta. A textura crocante da amêndoa provocaria um contraste interessante.
Leve ao forno quente. Deixe 10 min em forno em forno a 230 graus C. Em seguida reduza pra 200 graus C e asse por mais uns 25 – 30 min. Até dourar.

É uma torta ótima para comer como sobremesa, quentinha. Vale também com café e todas as formas de comer doce…

Ainda farei outras tortas de maçãs, acho que vou testar a minha preferida. Em princípio esta não ganhou nota máxima, mas é gostosa e prática.

A receita é de um site ótimo, tem até um vídeo mostrando como fazer. Você pode ver aqui.

View Comments

Recent Posts

Sanduíche de frango, bacon e guacamole

Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…

2 anos ago

Tempura de camarão e legumes

Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…

2 anos ago

Salada de folhas verdes, maçã, nozes e molho de laranja

Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…

2 anos ago

Biscoitos caseiros sem lactose

Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…

2 anos ago

Salada de repolho, beterraba e arroz

  Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…

2 anos ago

Petisco crocante de polvilho e batata doce

Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…

2 anos ago