Como não poderia deixar de ser, o jantar da Quorum Comunicação foi encerrado com o doce. Uma das estrelas da noite foi uma torta de cerejas e semi-freddo de damasco e amêndoas.
A torta foi tão aclamada no ano passado que foi repetida. Fiz outra receita de massa pra ela (do livro Le Cordon Bleu – Técnicas culinárias).
Coloquei no processador
Numa tigela coloque
Em seguida estique uma parte da massa com rolo e cubra o fundo de uma forma para torta. Coloque o recheio. Estique o restante da massa e faça tiras para cobrir a torta. Pincele com uma gema de ovo batida com um pouquinho de leite. Leve ao forno pré-aquecido 200ºC por aproximadamente 20min ou até ficar dourada. Deixe descansar.
Foi servida em temperatura ambiente.
Investi no semi-freddo. Consegui numa loja de confeitaria um bom mel de flor de laranjeira. Foi fundamental. Como ele vai adoçar a sobremesa, quanto mais perfumado for melhor. O damasco e as amêndoas entraram para dar o toque natalino, lembrando que todo o cardápio priorizou a tradição.
A receita é facílima e não exige uma sorveteira, basta levá-lo ao congelador e está pronto.
Passarei a receita original, embora tenha dobrado as quantidades.
Amêndoa laminada torrada quanto baste para salpicar sobre o doce.
Numa panela leve o mel ao fogo (baixo) e deixe ferver. Vá testando o ponto de “bala”. Coloque um pouquinho sobre um a superfície fria e veja se faz fio com as costas de uma colher. Basta tocar no mel e levantar a colher devagar, como a textura do líquido engrossa ele faz um fio ao levantar a colher.
Numa vasilha bata as claras em neve, adicione aos poucos o mel ainda quente. É o mesmo procedimento do merengue italiano, só que com calda de mel.
Os doces foram acompanhados por um vinho de sobremesa italiano: L’armida, varietal de colheita tardia, 2005 servido gelado. Uma delícia!
Esta dupla faz qualquer festa brilhar. Ideal para o fim de ano, não é mesmo?
Siga-nos no Pinterest e salve as suas recitas preferidas.
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…