Entradas

Torta de camarão com palmito

Share

Tortas salgadas são opções sempre interessantes para uma refeição, um lanche ou uma entrada. Na maioria dos casos podem ser servidas quentes ou frias. E assim, com todas estas qualidades, é a nossa torta de camarão com palmitos. Uma destas receitas que cada um tem a sua, mas sempre vale a pena compartilhar.

Nesta empreitada eu cuidei do recheio e a Soninha tratou da massa e da montagem.

A massa

Usamos uma receita de massa de torta do livro Um chef sem segredos, do Luiz Cintra. O resultado ficou bacana e é fácil de fazer.

  • 2 ½ xícaras de farinha de trigo
  • 2/3 de xícara de manteiga gelada
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 gema graúda
  • 6 a 8 colheres (sopa) de água gelada (usei um pouco mais, até a massa dar liga).

Modo de fazer

Corte a manteiga em cubos (2 cm)

Coloque a farinha num processador juntamente com a manteiga, acrescente o sal e pulse até obter uma textura de areia grossa. Acrescente a gema e pulse novamente. Ponha a água aos poucos, pulsando até que a massa ligue. Não bata a massa em excesso. Faça uma bola, coloque num saco plástico e leve à geladeira por seis horas (deixei menos de uma hora). Abra a massa e coloque numa forma de fundo falso ou em outra refratária, cobrindo o fundo e as laterais e, depois de colocar o recheio, cubra toda a torta.

Para facilitar na hora de abrir a massa usamos papel filme. Colocamos um pedaço de papel filme, abrimos um pouco a massa, colocamos outro pedaço de papel e em seguida começamos a abrir a massa com rolo.

O recheio

O recheio que dá a personalidade à torta é na verdade um refogado caprichado, engrossado para garantir a textura de recheio.

Para começar levamos para uma panela de ferro cebola (uma média), pimentões vermelho e verde (¼ de cada um) e alho (3 dentes), tudo bem picadinho. A panela já estava quente e com o devido fundo de azeite. Quando a cebola ficou transparente e um perfume maravilhoso ocupou a cozinha, incluímos dois tomates médios picados, uma colher de extrato de tomate e uma folha de louro.

Deixamos cozinhar e o tomate liberar seu suco. Neste ponto chegaram à panela os camarões. Cerca de 600g dos de tamanho médio bem fresquinhos e descascados. Assim que eles ganharam a coloração rosa vieram os palmitos. Um vidro de palmitos em conserva picados. Temperamos com sal e pimenta caiena.

Depois foi só adicionar duas colheres de sopa de farinha de trigo diluídas em água para engrossar o refogado. Já como fogo desligado somamos um punhado de uma mistura de salsinha, manjericão e cebolinha para perfumar o recheio.

Montagem

Numa forma de fundo removível fizemos um fundo com papel manteiga e abrimos a massa (que tem uma textura um pouco difícil de trabalhar) para cobrir todo o fundo e as laterais. Aí entrou o recheio e, sobre ela, o resto de massa.

Uma pincelada de gemas sobre a parte de cima garante uma cor apetitosa. Em 40 minutos de forno se tem uma massa dourada e crocante.  Deixa-se esfriar um pouco para desenformar.

Sirva quente ou fria. Mas vale dizer que depois de uma noite na geladeira a torta fica muito mais gostosa.

View Comments

  • Olá, ótimo 2013 para vocês! Mais uma receita que parece maravilhosa.
    Perguntinha: qual o tamanho ideal da forma para esta massa, 23 cm? Posso fazer sem o processador, só misturando com as mãos mesmos?
    Abraço

    • Oi, Alice. Lindo 2013 pra vc também! Usei uma forma com 24cm de diâmetro. Cabe bem numa de 22cm também. Essa torta é uma delícia, ideal pra estes dias de verão. Bjos.

Recent Posts

Sanduíche de frango, bacon e guacamole

Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…

2 anos ago

Tempura de camarão e legumes

Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…

2 anos ago

Salada de folhas verdes, maçã, nozes e molho de laranja

Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…

2 anos ago

Biscoitos caseiros sem lactose

Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…

2 anos ago

Salada de repolho, beterraba e arroz

  Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…

2 anos ago

Petisco crocante de polvilho e batata doce

Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…

2 anos ago