Nossa ceia de Réveillon teve como sobremesa uma torta fantástica com crosta de amêndoas e creme de laranja, chamada de torta creme de laranja.
Ela foi a rainha da festa. A receita original era uma torta com creme de baunilha (receita AQUI), mas na última hora resolvi fazer algumas alterações para compor melhor com o cardápio.
A execução desta receita não é difícil, mas é um passo-a-passo longo. Cada parte precisa de um tempo de preparo para que o resultado seja o esperado.
Para fazer este tipo de torta, manipule a massa o menos possível. Costumo fazer no processador de alimentos.
Coloque no processador as farinhas, o sal, as gemas e a manteiga em cubos. Pulse algumas vezes para a massa ir misturando. Aos poucos vai formando uma farofa. E a massa vai grudando. Por fim, acrescente a água e pulse novamente. Imediatamente a massa ganha forma. Tire do processador e junte tudo fazendo uma bola. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por uma hora.
Passado este tempo retire a massa da geladeira e abra-a com um rolo, sobre uma bancada enfarinhada. A massa deve ficar com aproximadamente 0,5 cm de espessura. Com cuidado, enrole a massa no rolo e desenrole-a sobre uma forma de fundo removível. Pressione com delicadeza até a massa cobrir o fundo e as laterais da forma. Corte os excessos e com um garfo faça furos por toda a massa.
Leve novamente à geladeira em torno de 30 minutos.
Neste tempo pré aqueça o forno a 180ºC.
Enquanto isso faça o creme.
Numa panela coloque o leite e o creme de leite. Misture bem e leve ao fogo para ferver.
Enquanto isso bata os ovos, as gemas e o amido de milho com o açúcar até formar um creme fofo e esbranquiçado. Finalize colocando as raspas de laranja e o licor no creme.
Quando o creme estiver pronto, coloque aproximadamente 1/3 do leite quente sobre ele e misture, sem parar, com um batedor. Este procedimento é fundamental para que o creme funcione. Somente depois disso acrescente o creme ao restante do leite e leve de volta ao fogo.
Deixe ferver, em fogo baixo, mexendo sem parar até engrossar. Isso demora em torno de um minuto.
Quando o creme estiver pronto coloque numa tigela e deixe esfriar por uns 10 minutos. Em seguida finalize acrescentando a manteiga e mexendo com um batedor até que toda a manteiga seja incorporada. Fica um creme lindo.
Retire a forma com a massa da geladeira, cubra com um disco de papel manteiga (suficiente para cobrir o fundo e as laterais da forma). Distribua uma porção de peso sobre ele. Grãos como o feijão são ótimos.
Leve ao forno aquecido por aproximadamente 20 min., até que as bordas comecem a ficar douradas. Retire do forno. Descarte os pesos e o papel manteiga. Reserve.
Despeje o creme sobre a massa pré-assada. Leve novamente ao forno já aquecido, por mais 45 minutos, até que a superfície queime ligeiramente. Dependendo da altura da torta este tempo pode aumentar um pouco.
Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira por algumas horas antes de servir. Quanto mais gelada, mais firme ficará o creme e mais gostosa ela será.
Definitivamente uma sobremesa digna de uma ceia.
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…