Preparar o tender é a coisa mais fácil do mundo. Num potinho misturei um pouco de mel com azeite de oliva, mexi bem e pincelei sobre o tender. Antes fiz os tradicionais cortes em losangos, mas não espetei cravos porque não gosto. Quando o tender estava há 20 minutos no forno de médio para forte, dei mais uma pincelada da mistura. Mais 20 minutos no calor e pronto. Antes que esqueça, para o tender parar “em pé” tirei uma tampinha para assentá-lo na assadeira.
O molho
Como o mel ficou bem marcado na crosta do tender, achei que o molho deveria ser um pouco ácido. Investi num molho de laranja perfumado com pimenta rosa.
Primeiro piquei meia cebola roxa micrometricamente e deixei-a amolecer na panela com manteiga e um pouco de azeite de oliva. Acrescentei duas colheres e meia de farinha de trigo e deixei incorporar. Quando se formou um “pirão” retirei do fogo e fui acrescentando aos pouco algo em torno de meio litro de suco de laranja bem fresquinho, mexendo sempre. Voltei ao fogo sem parar de mexer a acrescentei uma dose generosa de vodka.
Para temperar foi sal e a grande estrela do molho: a pimenta rosa. Um pouco da pimenta eu coloquei amassada rapidamente no pilão, e mais um tanto inteiras para salpicar de vermelho o molho amarelo. Em fogo bem baixo deixei reduzir um pouco o molho e lá se foi ele cobrir as fatias finas do tender. Uma chuva de salsinha picada contribuiu com o visual e o perfume.
O adocicado do tender caramelado contrastou com a delicada acidez do molho, que ganha potência quando se mastiga uma pimentinha (a pimenta rosa não tem ardor). Acompanhamos com um frugal arroz branco.
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…
View Comments
Peguei essa tua receita "antiga" pra preparar um tender hoje. :)
Olá! A pimenta rosa pode ser substituída por alguma outra (do reino ou malagueta). Não tenho a rosa aqui rsrs ☺️
Oi Aline. A pimenta rosa, também conhecida como aroeira, tem a característica particular de ser perfumada e gostosa sem ser picante. Então a substituição por outra deve levar em consideração a quantidade, uma vez que pode deixar demasiado "ardida" a receita. Para substituir prefira as pimentas mais leves, ou até mesmo a pimenta biquinho, que não é ardida. Obrigado pela visita ao nosso site e Feliz Ano Novo!