Faz algum tempo que queria fazer receita do suflê de goiabada, mas acabava esquecendo. Finalmente entrou num cardápio. O pretexto foi nossa visitante americana que não conhecia a goiabada.
É uma receita deliciosa, ainda mais quando se aproveita a época das goiabas.
O suflê é fácil e rápido de fazer, mas precisa ser preparado na hora de servir para ir do forno para a mesa, lindo e crescido. A receita é do chef CLaude Troisgros.
O primeiro passo é derreter a goiabada. Numa panela coloque 200 ml de água para 300g de goiabada cascão em cubinhos. Deixe derreter, mexendo até que ferva bem.
Na receita original, o chef faz um caramelo para ser incorporado à goiabada. Não fizemos.
Coloque numa panela 250 g de açúcar com algumas gotas de água e aqueça e forme um caramelo marrom claro. Junte-o à goiabada derretida e deixe ferver bem.
Bata as claras com a pitada de sal. Quando ficar branca acrescente o açúcar e continue batendo até ficar em neve. Neste momento coloque o caramelo de goiabada ainda quente nas claras batidas. Misture rapidamente (continuei batendo com a batedeira e deu super certo!). Unte potinhos (ramequins) com manteiga e polvilhe açúcar. Bata para retirar o excesso de açúcar.
Decore com a fatia de goiaba fresca, polvilhe com açúcar de confeiteiro e leve ao forno aquecido a 180º C por aproximadamente 15 min.
Sirva imediatamente. Se gostar, o suflê pode ser acompanhado de requeijão cremoso.
Aqui temos a entrada do jantar onde esta sobremesa foi servida.
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…
View Comments
Ena que beleza! E usa tão poucos ingredientes ;) Que delícia!
Oi, Inês! Publiquei esta receita pensando em ti, por conta do comentário que fizeste no outro post. Sim, são poucos ingredientes e facílima de fazer. Fica super leve e com o gosto da goiaba bem presente. Acho que vais gostar. Beijos e obrigada pela visita.