O spaghetti com filé ao molho de laranja virou um clássico aqui em casa. Simplesmente porque é delicioso, rápido de fazer e absurdamente delicioso. Mesmo sendo um prato de elaboração simples, tem uma complexidade de sabor incrível.
O suco de laranja vai contribuir ao mesmo tempo acidez e doçura. Os outros ingredientes como pimenta do reino e queijo parmesão se encarregam de atiçar todas as papilas gustativa e encher a boca de alegria.
Acho que quando criaram o conceito de confort food estavam pensando nesta receita! É daqueles pratos para a gente fazer a qualquer dia, especialmente quando o corpo pede uma atenção.
– Carne, umas 100g por pessoa. Usamos filé mignon, mas alcatra ou coxão mole não farão feio.
– Farinha de trigo para enfarinhar a carne.
– Manteiga ou azeite, para refogar a carne.
– Pimenta do reino e sal a gosto.
– Suco de laranja.
– Salsinha picada.
– Spaghetti (medida de 100g de massa crua para cada pessoa).
– Queijo parmesão ralado a gosto.
Se você quiser fazer a própria massa vai juntar ao preparo um charme e um sabor especial. Claro que dá mais trabalho, mas vale muito a pena.
Como tudo é muito rápido, comece colocando para aquecer a água para cozinhar a massa.
Enquanto isto, corte a carne em tirinhas e tempere com sal e pimenta a gosto e logo dê uma enfarinhada, só para criara uma crostinha.
Numa panela ou frigideira ampla aqueça o azeite (gostamos de misturar manteiga e azeite de oliva) e, quando estiver quente, entre com a carne que deve refogar até dourar bem.
Neste ponto, a seu gosto, dá para acrescentar outros temperos aromáticos como tomilho, alecrim ou orégano. Vai dar mais perfume ao prato, mas é opcional.
Com a carne douradinha chega a hora do suco de laranja. Coloque suco até quase cobrir a carne. Mexa para soltar o fundinho que a farinha criou no fundo da panela e deixe reduzir. A presença da farinha vai fazer o molho engrossar um pouco, o que é desejado.
Deixe reduzir até o ponto em que haja molho para envolver a massa, mas que não seja um exagero líquido. Teste o sal e a pimenta e corrija, se for o caso.
Neste ponto a massa já deve estar pronta. Jogue ela sobre a carne, junte queijo parmesão e salsinha generosamente. Misture bem. Se achar que faltou líquido, acrescente um pouquinho de água do cozimento da massa.
Pronto. É só curtir o conforto e a alegria que este prato proporcional. Rápido, barato e sem complicação.
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…
View Comments
Meninxs, que coisa maravilhosa. Já vai ser uma refeição do final de semana.
Depois nos conte se gostaste! Bjos!!!