Massas

Sopa de capeletti caseiro

Share

Num domingo com frio e chuva, a cozinha foi o melhor lugar, depois do sofá com uma manta quentinha, claro. Os últimos dias foram sem muito tempo para cozinhar, por conta disso o dia teve uma produção intensa. Mas a melhor delas, sem dúvida, foi a sopa de capelletti.

Na prática foi uma sopa bem simples, com o que tínhamos na despensa. O que deu o toque especial foram os capelettis que inventei de fazer. Uma ideia aparentemente insana para um domingo a noite, mas valeu cada segundo de trabalho. Uma sopa quente e reconfortante.

Fazendo o caldo ou brodo

Gostamos da sopa apenas com o caldo, um brodo, e os capelletis para valorizar ainda mais a massa. Logicamente a sopa da foto ficou bem mais elegante. Mais modesta na quantidade do que aquela que nos alimentou…

Veja aqui a receita de capeletti  mostrando todos os passos, hoje vou me concentrar na sopa.

Numa panela refoguei um pouco de cebola, alho poró e alho num fio de azeite. Só para dar uma suada. Em seguida coloquei um pedaço de sobrecoxa de frango caipira. Incluí uma cenoura em pedacinhos e um punhado de salsão. Temperei com sal e pimenta, coloquei água fria e deixei cozinhar. Queria uma caldo de sabor intenso.

Enquanto o caldo apurava os sabores fiz a massa.

Para duas pessoas usei 2oog de farinha de trigo, três ovos (eram bem pequenos), uma pitada de sal. Numa bancada amassei até conseguir uma massa bem elástica.

Estiquei a massa, cortei os círculos (tem gente que faz um quadrado) e recheei com uma carne moída bem temperada, especialmente com pimenta.

Mas afinal, isto é capeletti ou agnolini?

Finalização da sopa

Quando o caldo estava pronto passei numa paneira e voltei com a panela ao fogo, agora só com o líquido. Quando ferveu coloquei uma porção generosa de capelettis. Em alguns minutos eles estavam prontos. Aí foi para o prato com uma chuva de cebolinha e salsinha.

Uma delícia para encerrar o domingo bem aquecido.

Siga-nos nas nossas redes e acompanhe as novidades!

View Comments

  • Sopa de capeletti é a preferida aqui em casa e essa receita deu água na boca. Aprendemos com um italiano uma dica bem legal: colocar uma cebola inteira com cravos espetados no final do cozimento. Fica um sabor delicioso!

  • Deve ter ficado uma delicia, tem gente que também usa um queijinho ralado, aproveitando o BAR DO ZÉ vai receber diretamente da terceira légua de Caxias do Sul uma partida de Capeletti da Colônia a diretoria será diretamente avisada sdd

Recent Posts

Sanduíche de frango, bacon e guacamole

Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…

3 anos ago

Tempura de camarão e legumes

Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…

3 anos ago

Salada de folhas verdes, maçã, nozes e molho de laranja

Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…

3 anos ago

Biscoitos caseiros sem lactose

Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…

3 anos ago

Salada de repolho, beterraba e arroz

  Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…

3 anos ago

Petisco crocante de polvilho e batata doce

Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…

3 anos ago