Participar do Risoto Solidário é sempre uma alegria. Um evento beneficente para um lugar especial que é o Centro de Apoio a Pacientes de Câncer do Núcleo Espírita Nosso Lar. Das dez edições, participamos de oito e pela segunda vez usamos esta receita perfumada e colorida. Aqui vai o Risoto de Siri – A receita que fizemos no 10º Risoto Solidário.
A engenharia do Risoto Solidário é muito legal. Um grupo de cozinheiros, incluindo chefs conhecidos dos melhores restaurantes da cidade, assume uma cozinha coletiva. Cada dupla, e na 10ª edição foram 90 duplas, prepara e doa risoto suficiente para 40 pessoas. No salão enorme, cerca de 3 mil pessoas desfilam diante dos cozinheiros provando a estonteante variedade de receitas.
Para servir 40 pessoas preparamos quatro quilos de arroz. Pelas características da receita, neste caso não se usa o tradicional arroz italiano. Usamos um parboilizado orgânico que “importamos” diretamente de um assentamento do MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Para quem não sabe, este movimento é o maior produtor de arroz orgânico da América Latina. Uma ocasião especial demanda um arroz especial, cheio de significados de vida, solidariedade e saúde.
A opção pelo parboilizado tem a ver com a dinâmica e a logística do evento. O risoto fica algum tempo pronto esperando o cerimonial de abertura e a apoteótica entrada dos risoteiros. Neste tempo o arroz pode inchar e acabar empapando demais, perdendo a textura agradável. Após testar quatro variedade de arroz: arbóreo, basmati, jasmine e parboilizado – escolhemos este último para preservar as qualidades, mesmo com a espera.
Para quem for reproduzir a receita em casa, em quantidades domésticas, sugerimos que use o arroz jasmine, que vai adicionar seu sabor característico para enriquecer a receita.
Aqui vamos falar de grandes quantidades. Para preparar em casa, mantenha as proporções e a mesma metodologia. Basicamente o siri e o arroz são preparados em separado e reunidos no final. Primeiro vamos ver como preparar o siri.
Numa panela ampla coloque a carne de siri. Com o calor ela vai soltar água. Mexa vez que outra a carne até ela secar quase toda a água. Neste ponto adicione o suco de limão e mexa bem. A quantidade de líquido vai aumentar… Deixe, mais uma vez, refogar até quase secar.
Com a carne com pouco líquido, acrescente a cebola e o alho. Mas líquido vai aparecer. Deixe secar e junte os pimentões.
Enquanto a carne vai secando, prepare os temperos. A páprica, a manjerona e o sal podem entrar neste ponto. O cominho, passe rapidamente por uma frigideira quente. Não é para torrar, só para ativar o sabor. Depois leve para um pilão a macere ante de levar para a panela. Os cardamomos também passam por uma frigideira quente para puxar o sabor e abrir as vagens. As vagens, abra uma a uma colocando as sementes que contém no pilão. Macere e leve para a panela.
Neste ponto a cozinha vai ser dominada pelo perfume das especiarias.
Quando tudo começar a ficar seco, entre com os tomates. Deixe apurar um pouco e finalize com o leite de coco, deixando cozinhar mais alguns minutos.
É como fazer um arroz comum. Na panela suamos uma cebola grande picada e dois dentes de alho. Tudo em um fundo de azeite (sem exageros). Vem o arroz lavado.
Cada quilo de arroz corresponde a 5 xícaras. Ou seja, teremos o equivalente a 20 xícaras de arroz.
Se usarmos aquela fórmula de duas xícaras de água para cada xícara de arroz, precisaremos então de 5 litros de água (4 xícaras equivalem a um litro).
Um detalhe: antes de acrescentar a água junte umas duas colheres de sopa de cúrcuma (açafrão da terra) ralado. Isto vai colorir e dar um sabor especial ao arroz. Ele vai ficar bem amarelinho.
Tempere com sal e cozinhe até o arroz ficar cozido e soltinho.
Ao final junte o molho de siri ao arroz, misture bem e acrescente mais ½ litro de leite de coco para ajudar a “ligar” o conjunto. Se precisar junte uma pouco mais de água para que fique “molhadinho”. Por último com uma indispensável xícara de salsinha picada.
A servir, espalhe sobre o arroz coco ralado levemente torrado, para termos mais uma camada de sabor e textura.
Gosta de risoto? Olha este passo a passo de risoto de camarão.
Conheça o nosso Pinterest e salve as suas receitas preferidas.
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…
View Comments
Eu provei e aprovei! Ficou MARAVILHOGOSTOSO!
Vou tentar reproduzir a receita em casa.
Sebastiana! Que maravilha te conhecermos neste super evento!Vamos ficar em contato!