Uma das coisas que intensificamos neste período de pandemia foi o aproveitamento dos alimentos. As cenouras, por exemplo, que nos mercados são vendidas sem as folhas, e somente aquelas consideradas “perfeitas”, são maravilhosamente diferentes na cesta que recebemos direto dos produtores. E foram as folhas que nos inspiraram para esta receita de Raviolonis com ricota e folha de cenoura.
Aproveitamos para fazer estes raviolonis (este é o nome de raviólis grandes!) Aproveitamos para estrear um acessório lindo que adquirimos recentemente.
Fazer raviólis dá trabalho? Sim, dá trabalho. Mas compensa. As massas recheadas são incríveis. Uma experiência a cada garfada!
Aqui ensinamos o passo a passo detalhado para fazer massa caseira.
Iniciamos fazendo o recheio. Que é muito rápido. Numa frigideira aquecida coloque um fio de azeite e ponha a cebola para refogar. Em seguida acrescente o alho picadinho e deixe refogar mais um pouquinho e, por fim, as folhas e talos de cenoura. Basta dar uma refogada. Tempere com sal e reserve.
Noutra tigela coloque a ricota e amasse bem com um garfo, para dar liga colocamos um fio de azeite. Colocamos uma pitada de sal e as pimentas. Na sequência acrescentamos as folhas refogadas e misturamos tudo. Este recheio não precisa ficar muito molhado. Prove faça uma correção de sal, se necessário. Reserve.
Depois use as formas de raviólis, ou raviolonis para moldar a massa. Caso não tenha estas formas, basta abrir a massa, colocar o recheio e cortar com um copo, ou mesmo em quadrados, com uma faca.
Finalizamos o recheio com meio tomatinho.
Depois é só fechar.
Servimos os nossos raviolonis com molho de tomate bem perfumado com manjericão. Fizemos um molho bem pedaçudo e rústico.
Numa panela colocamos um fio de azeite refogamos um pouco de cebola e alho picados. Deixamos refogar um pouco e acrescentamos uma lata de tomate pelati. Colocamos um ramo de manjericão e deixamos cozinhar.
Neste tempo colocamos a água pra esquentar. Em seguida colocamos os raviolonis para cozinhar. Cozinhamos aos poucos, dois ou três por vez, para evitar aperto na panela.
Depois de cozidos colocamos numa refratária, banhamos com o molho e colocamos folhas frescas de manjericão. Pra encerrar um punhado de queijo ralado.
Minha gente, ficou sensacional!! Mais uma maneira de aproveitar as folhas das cenouras.
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…