A confecção de massa caseira pode parecer assustadora, mas é simples. Usa-se sempre a proporção de um ovo para cada 100g de farinha. Calcula-se, com certa folga, 100g por pessoa que dá e sobra. No nosso caso, para duas pessoas, usamos 110g de farinha de trigo comum e 100g de sêmola. Como os ovos eram pequenos precisamos usar três para obter uma massa bem elástica.
Misturada a farinha com os ovos tem que sovar com a mão. Há um momento em que a gente se desespera achando que a massa nunca vai desgrudar dos nossos dedos, mas com paciência a massa vai ganhando forma, ficando lisa e assimilando tudo que está grudado nos dedos. Para abrir a massa usamos nossa máquina manual, mas dá para abrir com um rolo ou uma garrafa sem maiores dramas.
Como já disse, o recheio foi feito com “sobrinhas da geladeira”. A alquimia foi a seguinte: Colocamos no processador de alimentos um pedaço de lombo de porco assado que sobrou de outra refeição e um pedaço de frango, também remanescente de outra jornada. Acrescentamos para “dar liga” um tanto de azeite de oliva, algumas folhas de salsinha, uma boa colherada de mostarda e alguns grãos de mostardas brancas e pretas. Depois foi só ligar o processador e esperar por um recheio pastoso e cheio de sabor.
O molho também é simples. Vai cebola, alho, tomate, tomate pelatti e manjericão fresco. Primeiro cortamos cebola, alho e um tomate fresco. Na panela refogamos em um pouco de azeite a cebola, o alho e logo os tomates. Depois entra uma lata de tomate pelado (é bom esmigalhar o tomate com um garfo), temperamos com sal e pimenta e folhas de manjericão fresco. Aí é só deixar apurar, colocando água vez que outra, na medida do necessário. É bom deixar o molho apurar bastante tempo, em fogo baixo. Por isto o começamos antes de tudo. Quando ele estiver pronto é legal acrescentar mais manjericão, para intensificar o perfume.
A montagem não tem mistério. Abre-se a massa em pedaços e marca-se o tamanho desejado para os raviólis (usamos cerca de 7cm cada um), coloca-se a quantidade proporcional de recheio e cobrimos com uma folha de massa. Apertamos bem com a ponta dos dedos para não ficar ar dentro dos raviólis e cortamos com uma faca ou carretilha.
Os raviólis devem ser cozidos em água com sal. Em três minutos eles estão prontos, mas vale ir provando, pois o tempo de cozimento depende da espessura da massa.
Por fim colocamos os raviólis numa travessa (usamos umas pequenas individuais), cobrimos com molho e, por cima, uma boa camada de queijo ralado. Se for possível gratinar até o queijo formar uma “casquinha”, vai ser bem legal.
Gostou do Raviolis de suíno e frango?
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…
View Comments
Olá,
Vimos que vocês tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar http://www.tuasreceitas.com.br, um site onde nossos usuários podem procurar entre mais de 350.000 receitas dos sites web e blogs mais populares do Brasil. No site criamos a seção Top blogs de receitas http://www.tuasreceitas.com.br/top-blogs-de-receitas , um ranking de blogs ao que você também pode cadastrar seu blog. Nós indexamos suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando nosso motor de busca. E vocês não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tuasreceitas.com.br é grátis!
Tuasreceitas.com.br tem sites irmãos em Portugal, Argentina, Chile, Espanha, França, EUA e Suécia, entre outros. Você quer fazer parte desta grande família?
Também estamos no Facebook( http://www.facebook.com/Tuasreceitas)
Estamos à sua disposição!
Tuasreceitas.com.br