Somos fãs de massas recheadas. Somos fãs da beterraba e recebemos frequentemente esta maravilha na nossa cesta de orgânicos. Agora pensa nas duas coisas juntas, ganhando uma aparência extraordinária e um sabor maravilhoso! Muita gente, vai olhar para esta receita e achar que é muito chique: Raviólis de beterraba com manteiga de laranja e nozes. Mas o fato é que precisa apenas de paciência e vontade de comer algo diferente.
A receita desta vez, veio do livro Leve e Saudável – a moderna cozinha vegetariana para o dia a dia – Susann Probst e Yannic Schon
A massa caseira se faz do jeito básico que já contamos aqui, mas juntando a beterraba para dar sabor e colorido. Nada difícil: descasque e corte em cubos a beterraba. Coloque no liquidificador e faça um creme (se precisar, junte um pouquinho, bem pouquinho, de água). Passe por uma peneira e aperte bem com uma colher para extrair bem o suco.
Misture aos outros ingredientes e amasse bem até fazer uma massa homogênea. Se necessário, acrescente mais farinha para dar o ponto. Ah, esta parte de juntar os ingredientes da massa pode ser feita numa batedeira que tenha batedor de gancho. Depois é só concluir na mão.
Embrulhe num filme plástico e deixe a massa descansar por, pelo menos, 30 min.
Neste tempo faça o recheio, que vai levar um tempo assando a beterraba. Sugestão prática: coloque a beterraba do recheio para assar antes de tudo.
Embrulhe a beterraba em papel alumínio e asse no forno a 180ºC por uns 50 min(depende do tamanho), até ficar tenra. Você pode testar espetando uma faca ou garfo.
Depois de assada, descasque a beterraba (a casca solta facilmente). Corte em cubos, bata no processador até fazer um creme. Coloque numa tigela e misture com a ricota. Acrescente o parmesão ralado, a farinha de rosca, as raspas e o suco de limão.
Por fim, tempere com o sal, a pimenta, noz moscada e a salsinha.
Abra a massa em tiras. Pode ser na máquina, ou com rolo, vale até garrafa. Como for possível pra você. Na máquina, claro, vai dar menos trabalho.
Coloque uma colher (chá) de recheio em distâncias regulares. Molhe a ponta do dedo com água e umedecendo a borda, em torno do recheio. Cubra com a outra massa e vá ajeitando e apertando com cuidado em volta do recheio, para tirar o ar. Isso é importante, pois com ar dentro eles podem abrir na hora do cozimento. Com um cortador ou mesmo uma faca, corte os raviólis.
Existem vários acessórios para fazer raviólis. Nós mesmos temos uma forminha para fazer em formato quadrado de forma mais prática, como aparece neste post aqui. Mas desta vez a gente queria, por simples capricho, fazer redondos.
Numa panela grande, ferva uma boa quantidade de água com sal. Coloque os raviólis na água fervente e deixe cozinhar por uns 5 min em fogo baixo.
Numa frigideira derreta a manteiga com um fio de azeite e refogue rapidamente o alho bem picadinho e o tomilho. Junte as nozes e, por fim, o suco de laranja. Aqueça bem, tempere com sal, e pronto. Se quiser aumentar o volume do molho, mais manteiga e mais suco, a seu gosto. Finalize com as raspas de laranja.
Escorra os raviólis, coloque na frigideira e salteie na manteiga. Se gostar, coloque lascas de queijo parmesão.
O resultado é uma massa muito saborosa. Uma refeição completa no prato.
Vale cada garfada! Sirva-se!
Gostou? Siga-nos no Pinterest e salve as suas receitas preferidas.
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…