Sobremesas

Pudim de leite, ou crème caramel

Share

No Brasil, depois do brigadeiro, o pudim de leite deve ser a sobremesa que todo mundo já fez ou já provou. Pra muitos é a coisa mais fácil de fazer. Pra outros, a sobremesa tradicional nos encontros das famílias. No nosso caso é um dos doces preferidos do Gastão. Uma sobremesa misteriosa pra mim. Fiz pouquíssimas vezes e, confesso, nem sempre deu certo. Então aqui vai a nossa receita de pudim de leite, ou crème caramel.

Muita gente já deu risada do meu “medo” de pudins e, acreditem, ninguém que já tenha passado aqui por casa comeu pudim de sobremesa.

Nesse tempo de blogosfera aprendi algumas formas de fazer o tal pudim, até pensei em fazer uma série especial sobre eles, acho que um dia conseguirei terminá-la. Por enquanto, toda esta historinha é pra contar que atendendo a pedidos domésticos, fiz uma versão do Jamie Oliver do clássico francês crème caramel. A mistura é quase a mesma do nosso pudim de leite condensado: leite, baunilha, ovos, calda de caramelo, tudo isso cozido em banho-maria. A boa notícia é que não leva leite condensado, o que o deixa infinitamente mais leve e menos doce. Ficou uma delícia, super sedoso e para minha alegria, funcionou.

Segue então, a receita.

Ingredientes

– 500 ml de leite integral

– 1/2 fava de baunilha, com as sementes separadas

– 2 ovos grandes mais duas gemas (usei ovos caipiras)

– 240 g de açúcar (60 g para o pudim e o restante para fazer a calda de caramelo)

Como fazer

Preaqueça o forno a 150ºC. Numa panela aqueça o leite com os 60 g de açúcar e a baunilha. Quando começar a ferver desligue o fogo e deixe esfriar completamente.

Noutra panela, de preferência antiaderente, coloque o restante do açúcar com 100 ml de água. Deixe em fogo médio até dissolver. Aumente o fogo e deixe a mistura ferver e borbulhar. Em alguns minutos o açúcar vai caramelizar e assumir uma cor castanha. Como diz na receita original, não caia na tentação de mexer a mistura, só balance suavemente a panela de vez em quando. Quando chegar àquela cor de caramelo, retire do fogo e despeje  em forminhas. Deixe descansar. Vale lembrar: todo cuidado é pouco ao manusear com caramelo. A calda está fervendo e queima a pele facinho.

Bata os ovos inteiros e as gemas. Eu bati na batedeira, mas avalio desnecessário. Inclusive porque a espuma que forma seca no forno e o pudim ficar menor. Passe a mistura do leite por uma peneira e acrescente aos ovos. Coloque numa jarra para facilitar colocar o líquido nas forminhas.

Prepare um banho-maria, pondo na assadeira onde estão as forminhas, água até a metade delas. Leve ao forno por 40 min.

Passado este tempo retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira por algumas horas. Ideal de um dia para o outro. Pra desenformar coloque as forminhas num recipiente com água quente (isso faz com que calda amoleça e solte os lados e o fundo do pudim). Vire rapidamente a forminha num prato e se preferir sirva o pudim com frutas assadas.

Pudim de leite, ou crème caramel! Feito!

View Comments

Recent Posts

Sanduíche de frango, bacon e guacamole

Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…

3 anos ago

Tempura de camarão e legumes

Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…

3 anos ago

Salada de folhas verdes, maçã, nozes e molho de laranja

Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…

3 anos ago

Biscoitos caseiros sem lactose

Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…

3 anos ago

Salada de repolho, beterraba e arroz

  Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…

3 anos ago

Petisco crocante de polvilho e batata doce

Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…

3 anos ago