Pudim de bergamota, ou tangerina: melhor receita para aproveitar a fruta da estação. Uma sobremesa bem doce, é verdade, mas muito boa. Ideal para variar o tradicional pudim de leite.
Não sei bem como o chef fez o seu pudim, mas ele nos inspirou. No dia seguinte fomos pra cozinha fazer o nosso. Seria mais adequado fazer um crème caramel, mas resolvemos fazer uma adaptação no conhecido pudim de leite condensado.
Mudamos o formato e fizemos com um caramelo mais escuro.
A bergamota, também conhecida como mexerica ou tangerina. No caso nós usamos a variedade Clemenules orgânicas produzidas no sítio Pedras Rollantes.
Antes de tudo, colocamos uma parte do açúcar num pilão com as raspas da bergamota. Macere um pouco, para que o perfume seja incorporado no açúcar.
Coloque todo o açúcar numa panela ou numa frigideira e algumas gotas de suco de bergamota. Deixe em fogo brando até o açúcar derreter, mexa muito pouco. Cuide para que o caramelo vá acontecendo de modo uniforme. Se precisar retire um pouco do fogo e faça movimento circular com a panela pra ele ir misturando.
Quando o caramelo estiver no ponto, coloque com cuidado na forma que você usará. Nós usamos uma forma para pão, para fazer noutro formato.
Coloque o forno para aquecer. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Em seguida coloque o líquido na forma com caramelo e leve para cozinhar em banho-maria, no forno por aproximadamente 60 min.
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…