Noite de sexta e lá fomos nós para mais uma aventura: fazer pizza em casa mais uma vez. Na primeira vez (relembre aqui) observamos algumas coisas que precisavam melhorar. A principal medida foi mudar a receita da massa e adotar uma do livro da Le Cordon Bleu. Obtivemos uma massa mais elástica e fácil de trabalhar, mais salgadinha.
Peneire a farinha e o sal numa vasilha e misture o fermento, faça um buraco no meio e coloque a água e o azeite. Misture tudo e amasse por cinco minutos até que a massa fique macia e elástica. Caso necessário complemente com mais farinha para dar o ponto.
Cubra e deixe a massa descansar de 1 a 1 e 1/2 h. Depois sove a massa mais dois ou três minutos e abra círculos sobre uma superfície polvilhada com farinha.
Para a base fizemos o molho essencial de tomates com manjericão, que levou cebola, alho, dois tomates frescos, um toque de pimentão vermelho e uma lata de tomate pelado. Temperamos com sal, pimenta calabresa, duas folhas de louro e um buquê de manjericão. Depois de apurar bem, retiramos o manjericão e o louro e trituramos o molho com um mixer.
Fizemos dois sabores: sardinha e Marguerita. Tudo muito simples. Sobre a massa aberta uma camada de molho e pedaços de sardinha em lata esmigalhada com as mãos. Por cima mussarela ralada em abundância, mas sem exagero.
Para a Marguerita menos trabalho ainda. Depois da base de molho, rodelas de tomate, mussarela e folhas de manjericão fresco.
Usamos uma pedra no forno para elevar a temperatura. Ela ficou aquecendo pelo menos meia hora antes das pizzas irem para o forno, uma de cada vez. Para facilitar a manipulação assamos em dois estágios. Primeiro com a pizza sobre a parte de trás de uma forma, mas só até a massa ficar mais firme e poder passar diretamente para a pedra, onde ganha mais crocância. A operação deu certo, sem lambuzo.
O resultado foi muito legal. Estamos aperfeiçoando.
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…