Receitas

Peixe assado na folha de bananeira

Share

Trouxemos, de uma visita ao sítio Moinhos de Luz – @moinhosdeluz – uma folha de bananeira enorme. Vendo a produção orgânica do lugar e, especialmente, a agrofloresta cheia de bananeiras, foi irresistível. A ideia era exatamente fazer um peixe assado em folha de bananeira. É um recurso antigo, usado na brasa, sobre chapas de ferro ou no forno, que não fica ao alcance de quem mora em apartamento, como nós. O que a gente queria, mesmo é experimentar a técnica. E aí vale o forno, mesmo.

Da peixaria de confiança trouxemos uma pescada bem fresca, já limpa, mas inteira, com a cabeça.

A primeira coisa que fizemos foi temperar o peixe com sal e limão, para ele ir pegando gosto enquanto a gente preparava a farofa para rechear.

Farofa para rechear

Fizemos uma farofa bem básica, apenas cebola refogada num fio de azeite, que em seguida recebeu a companhia de um dente de alho, mais uma cenoura raladinha e por fim a farinha de mandioca. Por fim entrou uma pitada de sal e pimenta moída na hora. Para enriquecer o sabor colocamos um pouco de limão curado no sal cortado miudinho.

Montagem

A farofa prontinha foi depositada na “barriga do peixe que foi fechada com um palito

A folha de bananeira foi cortadas em retângulos grandes (o melhor aproveitamento possível, só excluindo o “talo” da folha), foram escaldadas com um pouco de água fervente. Esta operação é para que ela fique flexível e maleável. Também pode aquecê-la diretamente na chama, mas ficamos com medo de deixar queimar.

Sobre a maior das folhas colocamos o peixe e o besuntamos por fora com um pouquinho de azeite. Dobramos a folga de bananeira com cuidado, formando um pacote bem fechado. É importante que, durante o cozimento, a folha retenha o vapor exalado do peixe. Amarramos com barbante para manter o pacote fechado.

Foram 20 minutos de forno alto e pronto.

Um peixe assado com tudo que tem direito. Saboroso e úmido. A folha de bananeira não interfere no sabor, apenas acrescenta estilo na apresentação. Aliás um estilo bem verão que faz bonito em qualquer mesa.

Experimente!

 

Dica

a folha de bananeira é uma ideia ótima pra decorar uma mesa festiva, colocar na panela pra assar pão, fazer  a proteção pra cozinhar bolinho de milho verde, enfim, nem é tão difícil de achar e pode ser muito útil na cozinha

Siga-nos no Pinterest e salve as suas receitas preferidas.

 

Recent Posts

Sanduíche de frango, bacon e guacamole

Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…

3 anos ago

Tempura de camarão e legumes

Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…

3 anos ago

Salada de folhas verdes, maçã, nozes e molho de laranja

Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…

3 anos ago

Biscoitos caseiros sem lactose

Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…

3 anos ago

Salada de repolho, beterraba e arroz

  Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…

3 anos ago

Petisco crocante de polvilho e batata doce

Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…

3 anos ago