No clima do Natal que se aproxima, algumas experiências, mais pela comida e pelo afeto e menos pelo consumo, nos mobilizam. Foi assim que experimentamos a receita do Pandoro. Segundo Paulo Sebbes, no livro Técnicas de padaria, é um pão doce tradicional de Verona, na Itália. É chamado “pão dourado” por causa de sua linda cor amarelada. A dica, segundo o autor, é que quanto mais a massa crescer e voltar a ser amassada mais terá uma consistência macia.
Nosso Pandoro foi amassado várias vezes durante um dia. Ele pode ser enriquecido com um mix de frutos secos. Acho que daria uma boa incrementada, embora seja bem gostoso na sua versão simples.
Como é bem mais fácil de fazer que o panetone, pode ser uma boa alternativa. Para assar o Pandoro existe uma forma especial, que o deixa ainda mais bonito. Com meia receita fizemos dois Pandoros.
Açúcar de confeiteiro para finalizar.
Abra um pouco a massa espalhe sobre ela a manteiga não gelada. Trabalhe a massa até que ela seja completamente incorporada. Caso seja necessário acrescente um pouco de farinha até que a massa fique bem lisa e não grude nas mãos.
Coloque a massa num recipiente enfarinhado, cubra e deixe fermentar por duas a três horas. Amasse suavemente e incorpore o mix de frutos secos (caso coloque). Deixe fermentar mais uma vez até dobrar de tamanho. Amasse e repita o processo algumas vezes.
Divida a massa em formas untadas com manteiga deixe fermentar até dobrar o tamanho e asse em forno aquecido a 180º C, por aproximadamente 30 min.
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…
View Comments
A luz da primeira foto está de matar de tão linda! (P.S.: DELÍCIA!)