Outubro passou rápido mas, como em outros anos, não poderíamos deixar de publicar nosso manifesto em favor da campanha Outubro Rosa. Ou melhor, da lembrança que o Outubro Rosa nos traz sobre a importância da prevenção do câncer. Da importância de falar sobre este assunto tão assustador e que é tratado como tabu. O assunto é sério mas também é importante falarmos dos casos de cura e da esperança na vida.
Quem tem ou teve câncer com certeza aprendeu muito, especialmente sobre as coisas banais, que muitas vezes nos perdemos valorizando demais. Bora lá minha gente que a vida, como dizia Gonzaguinha, “é bonita, é bonita, e é bonita”!
Para dar o tom de rosa deste ano fizemos um cupcake de morango. O creme de cobertura não ficou muito bonito, mas como o que vale é a intenção, sigamos.
A receita pesquei lá no site Cupcakeando, da Juliana. O bolinho ficou uma delícia. O recheio foi um creme (tipo uma geleia de morando com água de rosas) e a cobertura um creme de creeam cheese.
Para os cupcakes
– 3/4 de xícara de açúcar
– 113 g de manteiga
– 2 ovos
– 1 1/2 xícara de farinha
– 1 colher de sopa de fermento em pó
– 1/4 de colher de chá de sal
– 1/2 xícara de leite
– 1/2 colher de sopa de extrato de baunilha (não coloquei)
– 65 g de purê de morango (como disse a autora: aproximadamente 1/4 de xícara mas o ideal é ser pesado).
Antes de tudo coloque o forno para aquecer a 180ºC.
Coloque alguns morangos lavados e secos no liquidificar e bata até fazer um purê. Quanto mais doce e suculento forem os morangos mais gostoso ficará. Em seguida separe a medida da receita. Caso queira um creme para rechear os cupcakes, faça um pouco mais de purê e leve ao fogo com um pouco de açúcar e algumas gotas de algum líquido aromatizante. Usei água de rosas. Deixe cozinhar em fogo baixo até o líquido reduzir um pouco e ficar mais grosso. Sei que está impreciso, mas faço isso sem muitas medidas. É no olhômetro mesmo.
Numa vasilha misture os ingredientes líquidos: o leite, o purê e a baunilha. Noutra tigela coloque os secos: a farinha, o fermento e o sal.
Bata a manteiga com o açúcar até fazer um creme fofo. Em seguida acrescente os ovos um a um. Bata bem. Por fim acrescente os ingredientes líquidos e os secos aos poucos, alternado entre entre eles.
Divida a massa nas forminhas (não encha muito) e leve ao forno para assar por aproximadamente 20 min. ou até fazer o teste do palito e ele sair sequinho. A dica da Juliana é que esta massa pode ficar uns três minutos a mais no forno para retirar bem a umidade.
Os bolinhos ficaram esfriando enquanto fiz o creme de cobertura. Receita aqui . Acrescentei um pouco de purê de morango e foi suficiente para desandar a receita, então o negócio foi usar um pouquinho de corante rosa mesmo. Ficou uma delícia.
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…