Quem gosta de cozinhar ama panelas. É óbvio. E conosco não é diferente. O problema é que temos que ser moderados, afinal moramos em apartamento, com espaços limitados, e as panelas precisam ser guardadas em algum lugar. Nossas panelas preferidas são as que a gente mais usa, as mais práticas, as que resolvem o cotidiano. Sempre cobiçamos alguma peça a mais, mas o que temos dá conta do recado.
O que é curioso é que com algumas há até vínculo afetivo…
Mas, vamos ao inventário de algumas panelas que achamos muito práticas na cozinha. Não se assustem, pois as nossas panelas não são enfeites, e por isso terão muitas marcas de fogão, queimadinhos, amassados e até pequenos quebradinhos, como a panela de barro.
De alguma forma este conjunto é o necessário para se dar conta de cozinhar com conforto e praticidade. Não é um guia para ninguém… São apenas nossas panelas preferidas
Antes de mais nada é preciso dizer que uma boa frigideira faz toda a diferença na cozinha. As melhores sempre serão de fundo grosso e pesadas. A nossa peça mais usada é uma frigideira profissional de cerca de 40 cm de diâmetro, com fundo triplo e antiaderente. É pesada e versátil. Sua principal virtude é o fundo grosso, que segura o calor e o distribui por igual. É ideal para grelhar carnes e vegetais, mas funciona muito bem para tudo que necessite de uma chapa quente.
Adicionalmente temos duas pequeninhas que usamos especialmente para ovos e omeletes. Uma redonda e uma quadrada. Ambas são bem grossinhas no fundo e antiaderentes. Temos também uma frigideira antiaderente tamanho médio e mais funda. Com ela conseguimos grelhar, fritar, saltear e terminar um preparo, fazer um molho com almondegas, por exemplo. Outra vantagem desta peça é que ela tem o cabo de metal, o que facilita para levá-la ao forno.
Quem adora, como a gente, preparos de longo cozimento não vive sem panela de ferro. Elas concentram calor maravilhosamente e o calor é distribuído de forma uniforme, funcionam muito bem com chama baixa.
Também temos uma da famosa marca francesa, daquelas cor de laranja, sabe? Uns 30 cm de diâmetro, fundo levemente ovalado. Outra maravilha, também usada para preparos de molhos, risotos, cozidos.
Não são uma necessidade expressa, mas agregam muita qualidade. Temos duas: uma bem tradicional das olarias da região litorânea de SC e uma moquequeira, daquelas escuras usadas em vários estados do país.
A primeira é conhecida especialmente como “a panela do feijão”. Custa a aquecer, mas depois que pega o calor, segura ele por muito tempo. O feijão, caldos e coisas assim ficam maravilhosas quando cozidos nela.
Uma panela tipo wok, de fundo arredondado é de uma versatilidade incrível. Versátil para refogados rápidos, salteados e coisas assim. E, claro, para as comidas de inspiração asiáticas. Nosso yakisoba passa por ela invariavelmente. Mas ela também é usada para fazer risotos e outros preparos. A nossa tem fundo triplo, antiaderente e é pesada. Compramos num freeshop de fronteira. Investimento pequeno de enorme retorno.
São o coringa da cozinha. Estas sim indispensáveis, pois servem para tudo, a começar por fazer o arroz de todo dia e tudo o que se pensa que faça em panelas. Temos três: uma de cerca de 18cm de diâmetro e duas de cerca de 25 cm. Têm fundo triplo, são fáceis de limpar.
Acreditem, que isto não é propaganda. Mas precisamos falar de uma penela especificamente, porque ela é surpreendente. É a Tramontina Lion 360º. Uma panela quadrada e cara (a gente ganhou de presente), pesada como uma panela de ferro. Sua “tampa” funciona como chapa, excelente para grelhar carnes e seu “corpo” é uma bela panela espaçosa que retém calor como as de ferro. Ela vem com acessórios (grade e formas) que permitem que ela seja usada como um forno sob a chama do fogão. E, olha, já fizemos muitos pães e bolos, e a coisa funciona mesmo. É muito boa.
Aqui tem receita feita nela.
Para quem tem pouco espaço, é uma baita solução multiuso, embora exija um bom investimento.
Bom, temos outras panelas de diferentes tamanhos e modelos. Mas sem dúvida estas são as panelas que mais usamos. Panelas com diferentes usos que que são ótimo investimento.
E você? Agora que conhece nossas panelas preferidas, qual a sua panela preferida?
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…
View Comments
Tenho uma panela de pedra herdada de minha bisavó, cuido com maior carinho.
E tenho outras compradas.
Legal estas panelas temperadas com afeto, não é mesmo?