Uma vez uma vizinha reclamou na reunião de condomínio que a gente espalhava no prédio um perfume delicioso e não convidava a vizinhança para comer. A brincadeira dela se referiu ao momento em que o alho entra na frigideira em que o bacon foi derretido, início do preparo desta massa caseira com bacon e brócolis.
Sinceramente devemos desculpas aos vizinhos. Porque o perfume é incrível e a gente geralmente prepara este prato a noite, quando o corpo pede o conforto de uma comidinha especial.
Os ingredientes necessários são poucos:
250 g de spaghetti (caseiro, de preferência)
1 brócolis pequeno
3 dentes de alho
100 g de bacon em cubinhos
3 colheres de nata (ou meia lata de creme de leite diluído em um pouco de leite)
queijo parmesão ralado
sal e pimenta do reino a gosto
É tudo muito rápido. Então, antes de tudo coloque para aquecer a água que vai cozinhar o macarrão.
Separe os floretes de brócolis, mas não há problema de usar junto algumas folhas e talos picados. Aliás, não há razão para desperdiçar folhas e talos, já que são bem gostosos.
Numa frigideira ampla, coloque o bacon para derreter até ficar douradinho. Aí junte o alho bem picadinho. É nesta hora que a vizinhança chora de inveja! O perfuma do encontro do bacon com o alho flutua longe. Logo mais junte o brócolis.
Mas o brócolis vai cru direto pra frigideira? Olha, é uma questão de gosto. Dá para dar uma breve pré-cozida nele para ele ficar mais macio, mas se ele for só “puxado” na frigideira vai ficar mais crocante. No nosso caso gostamos da textura mais firme.
Deixe o brócolis se refestelar na frigideira e depois junte a nata. Hora de temperar com sal e pimenta e deixar o brócolis maciar um pouco. Calma! Antes de dizer que ficou pouco molho, saiba que a gente vai adicionar, logo mais, um pouquinho da água do cozimento da massa.
A gente sempre prefere a massa caseira. Parece uma operação complicada, mas depois que se pega a manha, em meia hora se tem uma massa fresquinha. Para fazer spaghetti usamos um acessório da batedeira que a transforma numa extrusora. Mas dá para cortar na mão tranquilamente. A receita de massa caseira está aqui.
Quando a massa estiver al dente, junte-a à massa. Se a frigideira do molho for espaçosa o suficiente para receber a massa, tanto melhor. Se não, misture tudo numa travessa. Use uma pouquinho da água do cozimento da massa para aumentar o molho, mas sem exagero. Só para dar mais liga.
Pronto! É só polvilhar queijo ralado e se esbaldar. Ah, se for possível, convide um vizinho para evitar problemas futuros.
Siga-nos no Pinterest e salve as suas receitas preferidas.
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…