Lasanha é daqueles pratos que todos gostam. Seja para uma celebração de domingo, para uma refeição festiva ou para alegrar qualquer dia. Afinal, uma boa lasanha é carinho e afago ao estômago, não é mesmo. E se ela for toda caseira como esta lasanha verde de frango que fizemos, aí é só alegria.
Mas fazer lasanha dá um certo trabalho. São vários processos antes de montar o prato propriamente dito. Aliás, lasanha não é o nome do prato, mas do formato da massa cortada em lâminas retangulares.
Na verdade o conjunto, além da boa massa, leva dois molhos: um molho de frango e um molho branco. E tudo junto vai para o forno gratinar.
Há boas massas para lasanha nos supermercados, mas a gente sempre prefere as coisas caseiras. Por isto começamos pela preparação da massa que foi enriquecida com espinafre.
O procedimento é o básico de uma boa massa caseira, que a gente já divulgou AQUI.
A base de tudo é a proporção de 100g de farinha de trigo para um ovo. A gente costuma usar metade farinha e metade semolina (aquela farinha mais fininha), que ajuda a termos uma textura mais interessante. Mas é só uma opção, um capricho.
Para fazer a massa verde desta lasanha usamos 150g de farinha de trigo, 150g de semolina, e substituímos um ovo pelo espinafre. A gente explica: ao invés de usar 3 ovos, a gente bateu 2 ovos no liquidificador com as folhas de um maço de espinafre pré cozido e espremido. A umidade do espinafre fez o papel de um dos ovos. Além disso só uma pitada de sal e um fiozinho de nada de azeite de oliva. Bate-se até o espinafre ficar totalmente integrado, sem pedaços visíveis.
Mistura-se a farinha com os ovos e o espinafre e daí pra frente é amassar até a massa ficar lisa. Isto pode ser feito numa batedeira planetária com gancho, embora a finalização vai sempre exigir nosso punho.
Abre-se a massa com rolo ou máquina específica e corta-se no formato de lasanhas.
Antes da montagem a massa deve ser cozida, mas sem exagero que ela depois vai ao forno.
Para fazer o molho de frango usamos:
Primeiro cozinhamos o frango em água e sal. Mas aqui fica uma dica: aproveite e coloque alguns legumes e faça um caldo que você pode usar tanto para enriquecer o próprio molho quanto para outros preparos.
Desfie o frango e refogue numa panela junto com a cebola e o alho. Tempere a seu gosto e adicione os tomates. Como queremos um molho com bastante líquido, vale adicionar um pouco da água/caldo do cozimento do frango.
Deixe apurar até o sabor ficar bem intenso. Finalize com um punhado de salsinha e cebolinha verde picados.
Nada além do velho e bom molho bechamel, com alguns toquinhos a mais.
A gente precisa:
Numa panela derreta a manteiga e junte a cebola. Quando a cebola começar a ficar transparente, junte a farinha e mexa vigorosamente. Deixe a farinha cozinhar um pouco, mas em escurecer. Vai formar praticamente uma bola.
Retire do fogo e coloque leite aos pouco, mexendo para diluir a bola sem formar grumos. Não pare de mexer.
Volte ao fogo mexendo sempre, coloque os temperos – sal, pimenta e noz moscada – e deixe cozinhar até começar a engrossar. Neste ponto juntamos o creme de leite e deixamos apurar mais um pouco.
Queremos um molho ia para líquido do que para creme, já que ele vai ajudar a finalizar o cozimento da massa.
Use uma travessa ou forma refratária para a montagem. No fundo espalhe uma fina camada do molho branco para a massa não grudar e logo a primeira camada de massa. Sobre a massa vai o molho de frango e sobre ele uma camada de queijo mussarela ralada grossa. Mais massa e aí vai-se intercalando as camadas de massas, molhos e mussarela a seu gosto. Mas a última camada tem que ser de molho branco, pois ela vai ser polvilhada de queijo parmesão ralado.
Leve ao forno pré aquecido por cerca de trinta minutos, ou até que os molhos estejam borbulhando e o parmesão tenha formado aquela crosta saborosa e crocante.
Feito. Já temos uma lasanha maravilhosa, com sabor caseiro para animar qualquer refeição festiva ou cotidiana.
Última dica: como o processo todo é meio trabalhoso, pense em fazer quantidades maiores e montar uma ou mais pratos para congelar.
Siga-nos no Pinterest e salve as suas receitas preferidas.
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…