Cultura gastronômica

Greg News desmistifica o MST com humor e informação

Share

O ator e comediante Gregório Duvivier, no seu programa Greg News, que vai ao ar pelo canal de TV por assinatura HBO e pelo Youtube, fez um episódio pra lá de interessante para entender a cadeia de produção de alimentos do Brasil. O programa divulgado em dia 23 de agosto de 2019 tem título MST, em referência aos Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Ele faz revelações preciosas sobre quem produz alimentos para a nossa mesa. Greg News desmistifica o MST com humor e informação.

O programa é para ser um programa de humor, mas baseia-se sempre em pesquisa jornalística e faz um corajoso confronto com autoridades sem poupar ironias refinadas erguidas sobre evidências cabais. Gregório adota o consagrado modelo de talk show e fala durante os 30 minutos do programa, apoiado por vídeos, gráficos e manchetes de jornais e revistas que constroem um fio narrativo original em engraçado.

VEJA O PROGRAMA GREG NEWS / MST

Greg News, episódio MST, de 23 de agosto de 2019.

Agronegócio

O programa sobre o MST traz denúncias sérias sobre os ditos Ruralistas que são, na verdade, os condutores do agronegócio. Gregório desconstrói os mitos de que o MST vive de invasões de terras e que nada produz. Ao contrário, os dados apresentados revelam que o MST é, por exemplo, o maior produtor de arroz orgânico da América Latina, que exporta 30% da sua produção de orgânicos e que produz nos assentamentos 70% da comida que vai para a mesa dos brasileiros.

Os dados desmitificam o preço dos produtos orgânicos, mostrando feiras em que produtores vendem orgânicos a preços competitivos, evitando a cadeia de atravessadores.

O programa traz forte denúncia contra o governador de São Paulo, João Dória, que proibiu a realização de uma feira de produtores alegando que elas eram “criminosos”.

Política com humor

Duvivier encontrou uma forma criativa de falar de política. Usa o humor como ferramenta, mas não negligencia o rigor com os fatos, o que faz de seu programa algo altamente informativo. É evidente que o roteiro de programa se baseia em exaustiva pesquisa. De alguma forma Greg News recupera por meio eletrônico a tradição dos jornais alternativos (quem não lembra de O Pasquim) que encontram no humor uma forma aguda de fazer jornalismo.

Nosso site tem uma coluna exclusiva sobre Desenvolvimento Rural, por Guilherme Cassel.

Recent Posts

Sanduíche de frango, bacon e guacamole

Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…

2 anos ago

Tempura de camarão e legumes

Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…

2 anos ago

Salada de folhas verdes, maçã, nozes e molho de laranja

Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…

2 anos ago

Biscoitos caseiros sem lactose

Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…

2 anos ago

Salada de repolho, beterraba e arroz

  Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…

2 anos ago

Petisco crocante de polvilho e batata doce

Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…

2 anos ago