A focaccia é preparada em toda a costa norte do Mediterrâneo, especialmente apreciada na França, chamada de fougasse no sul e fouace no norte e na Itália onde recebe nomes e recheios diferentes, dependendo da região onde é preparada.
A base é uma massa extremamente fácil com farinha, fermento, água, sal e azeite. É bem parecida com a massa da pizza, mas enriquecida com mais azeite de oliva. O desafio é conseguir uma massa espessa e macia com a superfície crocante.
Foi com esse objetivo que juntei:
Primeiro coloquei o fermento num pouco da água morna, assim ele já começou a fermentar. Numa vasilha, coloquei quase toda a farinha e os demais ingredientes, acrescentei o fermento e, aos poucos, a água. Caso necessário coloque um pouco mais de água. A massa deve desgrudar das mãos e ficar bem lisa. Depois de misturar os ingredientes o melhor é sovar a massa numa superfície lisa.
Quando a massa chegar ao ponto deixe descansar por uma ou duas horas num lugar sem corrente de ar.
Passado este tempo abra a massa, um rolo ajuda, no tamanho de uma forma retangular. Deixe crescer novamente. Depois disto, pressione levemente com os dedos para fazer os furinhos. Regue com azeite de oliva, folhas de alecrim fresco e sal grosso (fiz a focaccia clássica, mas pode ser azeite e cebola, por exemplo, como é a focaccia genovesa).
Leve ao forno quente (200ºC), por aproximadamente 10 min. ou até dourar.
É uma delícia pra saborear só com o perfume do azeite e do alecrim, ou pode também se transformar num delicioso sanduíche.
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…