Hoje teremos cozinha afetiva com brigadeiros e cupcakes. Continuarei no assunto da cozinha afetiva para pensar nas memórias que nos mobilizam e nas memórias que queremos mobilizar. Talvez um dos melhores exemplos da cozinha afetiva seja dado, na literatura, por Proust (Marcel Proust 1871- 1922) sobre as famosas Madeleine. A partir de suas lembranças de infância vinculadas ao bolinho ele estruturou sua narrativa sobre o passado como um tempo perdido.
Na nossa casa, como na vida de muita gente, talvez o doce mais brasileiro e que mais evoque a ideia da cozinha afetiva seja o brigadeiro. Quem nunca comeu? Quem nunca se aventurou a fazer um? Já fiz de vários jeitos e tenho certeza que meus sobrinhos, todos eles, tiveram o doce feito só pra eles.
Não podia ser diferente com a mais nova da família e minha sobrinha afilhada. Esse ano além dos brigadeiros resolvi aumentar a oferta afetiva fazendo os cupcakes com cobertura trufada e recheio de brigadeiro.
Como é aniversário caprichei nos enfeites usando a cor preferida da nossa Lalá.
Ficou lindo e gostoso, agora é só cantar parabéns.
A receita hoje é longa…
Massa amanteigada de chocolate (Receita Isamara Amâncio):
Bata na batedeira o açúcar com as gemas até formar um creme fofo e crescido.
Acrescente a manteiga e bata até ficar macio. Com um fouet incorpore o leite, o leite de coco e, aos poucos acrescente a farinha peneirada, o chocolate, o fermento e o bicarbonato. Por último incorpore as claras em neve.
Coloque nas forminhas para cupcakes e asse em forno preaquecido a 150 C.
Derreta os chocolates. Incorpore o creme de leite. Mexa bem. Acrescente o doce de leite e mexa novamente. Leve ao refrigerador por 1/2 hora. Retire e mexa novamente. Repita essa operação por mais duas vezes, até esfriar bem o chocolate. (Receita Isamara Amâncio)
Use o creme para rechear ou confeitar os bolinhos. Divirta-se e use a imaginação para inventar novas formas de decorá-lo.
Leve todos os ingredientes ao fogo em panela de fundo grosso e mexa durante todo o tempo, até que o chocolate comece a se desprender do fundo da panela.
Deixe esfriar e enrole os docinhos passando-os no chocolate granulado.
Visite o nosso Pinterest e salve as suas receitas preferidas.
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…
View Comments
Aí já é demáx!
Hahaha... Pois então minha querida!!
Gente, faltou tempo nos últimos dias pra responder os comentários... Obrigadão pra todos/as que deixaram um pitaco por aqui.
Bjos!
Que coisa mais linda!!!!
qual o peso de um brigadeiro para festa?
Olá, Bruna. Essa é uma pergunta difícil... Não sou especialista em confeitaria, por isso não sei qual seria o peso exato de um brigadeiro. O que posso te dizer é que eu gosto de um brigadeiro que a gente consiga morder, sentir o gosto e se deliciar. Uso normalmente a forminha nº4. Como medida para enrolar o doce, uso uma colher de chá cheia para fazer as bolinhas. Pra mim este é um bom tamanho. Bjos.
Essa receita da Isamara é maravilhosa, foi a melhor que ja fiz...Meus cupcakes ficaram divinos, macio e fofinho.....
o copo de leite é o de requeijão?
Olá, Regina. Sim, as medidas são com copo de requeijão. Abs.