Ceviche é uma delícia como entrada ou como prato principal. Muita gente acha que ele é típico da América do Sul, especialmente Chile e Perú, mas na verdade a sua origem é árabe, do prato chamado sibesh que as cozinheiras mouras levaram para Portugal e Espanha que, por sua vez, trouxeram para suas colônias na América. A base sempre é peixe fresco e cru e, aqui fizemos ceviche de tilápia.
Mas ceviche é peixe cru? Tecnicamente sim, mas como ele é banhado por suco de limão, o ácido cítrico faz com que ocorra a desnaturação, que é a quebra a estrutura da carne crua, permitindo a penetração de outros temperos e gorduras. Mas na verdade a desnaturação pode ser deflagrada pelo ácido, pelo álcool e pelo calor. Por isto se diz popularmente que o limão “cozinha” o peixe, mas não é bem assim.
Para fazer ceviche não se precisa muitos ingredientes. Mas a qualidade vai ser maior quanto mais fresco for o peixe a ser utilizado. O linguado é o peixe mais usado, mas há outros que dão bom resultados: a corvina, a garoupa, o robalo e a tilápia também podem ser usados.
Você vai precisar (para 4 pessoas)
– 2 filés de tilápia
– Suco de 3 limões (taiti ou siciliano, a seu gosto)
– 01 cebola roxa
– 01 pimenta dedo de moça
– Folhas de coentro
– Milho verde cozido (opcional, mas a gente adora)
Um dos segredos do bom ceviche está no corte do peixe. Corte em lâminas o mais finas possível para valorizar a textura do peixe.
A cebola também corte em fatias muito finas. Da pimenta, retire as sementes e também corte bem fininho. O coentro vai dar muita personalidade, por isso tome cuidado para não exagerar. Ele também entra picadinho.
Basta misturar os ingredientes e servir. Deixe o peixe marinar no suco de limão e nos temperos por alguns minutos, mas não deixe muito para que a textura do peixe não fique comprometida.
O ceviche é refrescante, leve e muito saboroso. Delicie-se.
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…