Massa e Risoto

Capeletti caseiro passo a passo

Share

Fazer capeletti é fácil mas há que se ter um pouco de boa vontade. É que o processo tem várias etapas e, por isso, além de paciência, ter alguém ajudando é sempre bom.

O primeiro passo é fazer a massa. Aqui vale a receita clássica: para cada 100g de farinha de trigo acrescente um ovo. Para facilitar o manuseio da massa coloque numa bancada uma parte  da farinha (3/4 da medida) e reserve o que sobrou para acrescentar depois. Acrescente à farinha a medida de ovos ligeiramente batidos. Quem quiser pode acrescentar um fio de azeite também. Depois amasse até que ela fique elástica e bem lisa.

Nesta hora vá acrescentando o restante da farinha. Cubra a massa com um pano de prato, para ela não ressecar, e deixe descansar por uns trinta minutos.

Depois da massa pronta, o próximo passo é esticá-la. Que tem máquina de esticar certamente terá menos trabalho. Mas quem não tem, pode fazê-lo com um rolo. Pra quem não tem rolo, vale qualquer garrafa lisa. Uma garrafa mais pesada vai exigir menos força. Durante todo o tempo a massa deve ser polvilhada com farinha para não grudar na bancada. Ele não precisa ser muito fina, mas precisa ter uma espessura uniforme.

Em seguida é hora de cortar pequenos círculos. Eles podem ser feitos com cortadores de metal, mas quem não tem pode fazer com um copo mesmo. Usei um, para mostrar como é fácil. Basta ter a massa enfarinha e o copo também. Aí é só pressionar e tá pronto.

Com uma colher de chá coloque as porções do recheio.

Os capelettis da foto são de frango com sálvia. Fiz um caldo poderoso usando sobrecoxas de frango caipira, cebolas, salsão, alho, pimentas, sal e talos de salsinha. Depois do frango cozido desfiei a carne (sem pele ou gordura) e coloquei no processador com folhas de sálvia fresca, um dente de alho e um pouco de cebola branca. Correção de sal e pimenta. (Usei a receita do livro Le Cordon Blue. Lá era usado peito de frango cru, eu quis reaproveitar o frango do brodo e funcionou).

Depois de colocar o recheio é só fechar a massa, como massa de pastel. Em seguida junte as pontinhas e aperte para que colem. Dica: como a massa está sempre enfarinhada o melhor a fazer, com o dedo ou um pincel, é passar um pouquinho de água nas extremidades e depois nas pontinhas, assim vai colar facilmente, evitando que a massa abra enquanto cozinha.

Depois de prontos basta colocar os capelettis no caldo por alguns minutos e eles estarão prontos. Impossível resistir e não querer fazer de novo.

Gostou? Siga-nos no Pinterest e salve as suas receitas preferidas

View Comments

  • Muito bonito, gostei imenso e fiquei com vontade de experimentar! Pena não ter a máquina...
    Beijinhos

  • Achei interessante mas tive uma duvida. Essa massa ñ tem sal?
    Uma vez comi capeletti e o recheio estava maravilhoso ,a massa, no etanto ,ñ tinha gosto algum e por isso deichou a desejar.

    • Fábia,
      Pode-se colocar sal na massa, mas a maioria não usa no preparo da massa. A água do cozimento é que deve ser bem salgada. Em qualquer dos casos teremos uma massa deliciosa.
      Volte sempre ao nosso site. Abçs

    • Deixou, né Fábia? Acho que o mais difícil é criar um recheio que fuja do lugar comum. Não tinha percebido como era fácil dobrar o capeletti. Vou fazer o recheio com uma carne (ainda não decidi qual), acrescida de uma castanha e alguns temperinhos...

    • Fábia, assim como a massa do macarrão, eu coloco somente a farinha os ovos, um pouquinho de água e as vezes quando tenho um pouco de semolina! (nas minhas massas são 300g de semolina para 1kg de trigo!!)... e a água do cozimento deixo bem salgadinha, coloco um caldo de carne ou frango dependendo do recheio!

      Ah, com esta massa faço macarrão, capeletti, rondeli... e tudo o que você quiser rechear e cozinhar!

  • Comprei uma massa de lasanha caseira congelada. Posso utiliza-la pra montar os capeletis?

    • Olha, não sei se a massa industrializada terá a flexibilidade suficiente para moldar os capeletis, já que a massa caseira é mais maleável. Mas acho que vale a tentativa. Por favor, nos conte o resultado. Abçs

  • Boa noite! você poderia me dar uma dica da relação entre as medidas da receita e a quantidade de pessoas que serve? Tipo: 500 g de farinha /5 ovos serviriam quantas pessoas? Dá pra ter uma noção?

    • Oi Bárbara. Para a massa podes calcular 50g de farinha por pessoa e 1 ovo para cada 100g de farinha. Se achares que a massa ficou muito dura, coloque mais um ovo, ou parte dele, até chegar ao "ponto" da massa. Isso porque há variação em cada marca de farinha e tamanho dos ovos. A dia é bater o ovo e ir agregando aos poucos. Com 300g de carne moída você vai poder rechear muito capeletti, já que cada um leva algo como uma colher de chá de recheio.
      Obrigado pela visita. Volte sempre!

  • Olá!Adorei a receita!Quero saber se os capelettis são cozidos direto no molho?O preço por quilo sugerido?Bjs...

    • Rosana: Eles podem ser cozidos na água, para depois receber um molho, poem ser cozidos num brodo, para fazer uma sopa, ou podem cozinhar direto no molho. Aí é a tua escolha.
      Com relação a preço, não tenho nem ideia, pois a gente não comercializa.
      Abçs e obrigado pela visita.

  • Mt facil e prático de fazer, e para os vegetarianos o recheio pode ser feito de cenoura com cogumelos e tomate seco, uma delicia

  • Adorei conhecer o blog. Essa receita me deu fome, rsrs .... Muito boa e bem elucidativa. Imaginava que fosse mais difícil fazer capelletti caseiro. Parabéns!

  • Oi, quanto tempo é possível guardar os capelettis resfriados, ou pode-se congelar?

    Adorei a receita e o site :)

Recent Posts

Sanduíche de frango, bacon e guacamole

Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…

2 anos ago

Tempura de camarão e legumes

Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…

2 anos ago

Salada de folhas verdes, maçã, nozes e molho de laranja

Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…

2 anos ago

Biscoitos caseiros sem lactose

Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…

2 anos ago

Salada de repolho, beterraba e arroz

  Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…

2 anos ago

Petisco crocante de polvilho e batata doce

Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…

2 anos ago