Jantares com amigos vegetarianos são incríveis. Pensar um cardápio sem o foco principal na carne, qualquer que seja, é sempre um desafio. Mais bacana ainda é oferecer algo novo. Misturar texturas, cores e sabores. Nossa última experiência foi um cardápio que teve: canapé de palmito com caviar de tapioca, abóbora recheada com vários cogumelos, batatas assadas crocantes e picantes, arroz e ovos com ervilhas. Sobremesa um lindo suflê de goiabada.
Hoje é dia do caviar de tapioca. Nome muito chique para algo simples de fazer, mas demoradinho pelas etapas que precisam ser seguidas a risca.
O caviar fica incrível, com uma cor lindíssima. Combina bem com peixe, para enfeitar um ceviche, enfim, comidas que peçam um detalhe picante e fresco. E, pasmem, ele é na verdade um… sagu!
Primeiro cozinhe o sagu em água até que as bolinhas fiquem transparentes e com um pontinho branco no meio. Escorra numa peneira e lave em água fria até que libere toda a goma e restem apenas as bolinhas. Esta operação pode ocupar alguns minutos. Quando as bolinhas estiverem soltinhas é só colocar numa travessa (de preferência com tampa) e cobrir as bolinhas com molho de soja, o tradicional shoyu. Aí é deixar umas 24h na geladeira. As bolinhas vão absorver o molho escurecer.
Depois disso é só lavar novamente e temperar com azeite de oliva de boa qualidade (que além de sabor dá brilho ao caviar), sal e molho de pimenta (usamos Tabasco com jalapeños), tudo conforme o seu gosto.
A montagem dos canapés consiste somente de colocar uma colherzinha do caviar sobre rodelas de palmito que, quanto mais finas melhor. Uma breve regada de azeite e uma folhinhas frescas para dar cor e perfume (usamos brotinhos de orégano).
É simples, charmoso e impressiona as visitas.
Quer ver mais do cardápio do dia? A abóbora está aqui. E a sobremesa aqui.
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…
View Comments
Que bonitos que ficam :) estou curiosa com o resto da ementa, especialmente o soufflé!