Este texto poderia ser sobre um bolo de fubá com goiabada por conta da época das festas juninas. Mas é sobre a amizade a empatia e as pessoas queridas que a vida nos presenteia.
Recebemos um presente maravilhoso dos queridos Mário e a Nara do @nossopatio uma goiabada maravilhosa e hoshigaki – que são caquis secos por eles, com uma técnica milenar. Tudo orgânico e produzidos por eles. Embalagem linda, tudo feito com com maior cuidado e carinho.
No meio de uma pandemia, que nos exige fé e ânimo pra suportar a incompetência e descaso deste governo, que afunda o nosso país num abismo sem precedentes, nosso queridos amigos chegam no meio da tarde com este presente incrível.
Pra alguns isso não tem importância. Pra nós, este é um gesto de amor que nos inspira e alivia a alma. A paciência de colher os caquis e fazer o hoschigaki. Selecionar as goiabas, fazer a goiabada. Preparar, porcionar, embalar e levar às pessoas. Tudo isso só pode ser feito por quem acredita no amor, na empatia e na vida.
Foi tão lindo que precisamos olhar pra estes ingredientes com o mesmo cuidado que eles receberam em seus preparos. Pensar com calma. Escolher a dedo a receita pra fazê-los. É fato que enquanto pensávamos em como usar a gente ia degustando… O hoschigaki foi todo assim. Comemos sem colocá-lo em nenhuma receita 🙂 Puro. Delicioso!
Quando vimos que a goiabada ia seguir o mesmo rumo resolvemos fazer um bolo de fubá com ela. Um bolo gostoso e lindo. Uma receita de família, que a minha mãe fazia. Um jeito de trazer ainda mais lembranças e afetos pra essa roda.
A nossa receita de bolo de fubá está aqui. Mas pesquisando um pouco encontrei Na Cozinha da Helô praticamente a mesma receita, a única diferença é que ela acrescenta um pouco mais de manteiga. E ela também tem uma história de bolo de vó com esta receita. Aí resolvemos juntar todas estas histórias.
A maravilha deste bolo é que é feito somente com fubá. Pra ele ficar esta delícia, o fubá é pré cozido e o que deixa ele fofinho são as claras em neve.
Numa panela coloque o fubá, o leite, o açúcar, o óleo, a manteiga e o sal e, sempre mexendo com uma espátula, deixe no fogo médio por uns 10 minutos, até a massa ferver e engrossar e o fundo da panela aparecer (se usar fubá pré-cozido, o tempo diminui muito, pois ele engrossa assim que a mistura ferve e está pronto). Deixe amornar por uns 10 minutos.
Aqueça o forno a 200ºC (médio-alto). Unte uma forma redonda ou assadeira, com manteiga e polvilhe com fubá. Corte a goiabada em cubos e também polvilhe com fubá. Isso garante que os pedacinhos fiquem no meio da massa e não afundem.
Ainda enquanto a mistura esfria, bata as claras em neve até conseguir picos firmes.
Na tigela com a massa já morna, junte as gemas, o fermento e, em seguida, com uma espátula e muita delicadeza, incorpore as claras. Se quiser, nesse momento, junte os cubinhos de goiabada. Eu misturei alguns cubinhos e o restante coloquei sobre a massa , já na forma (como na foto). Despeje a massa na fôrma e asse o bolo por uns 40min, até que esteja crescido, bem dourado e firme (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo).
Deixe esfriar e desenforme sobre um prato raso. Se quiser, polvilhe o bolo com um pouquinho de açúcar.
Bolo incrível pra acompanhar um café passado na hora.
Aos queridos amigos do Nosso Pátio, só podemos agradecer. Eles já estão nas nossas memórias afetivas.
Gostou? Conheça o nosso Pinterest e salve as suas receitas preferidas.
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…
View Comments
Amo fubá e goiabada. Parceria que dá certo. Farei hoje esta receita, pois combina com sábado frio e chuvoso. Abraço apertado, Soninha e Gastão.
Que lindeza esse bolo de fubá, Gastão e Soninha! E que bom, que nossas intervenções nas frutas aqui do @nossopatio, tenham chegado à essa cozinha onde a amorosidade e a empatia são ingredientes tão presentes, e por isso, tão valiosos! Nós ficamos mesmo felizes, ao perceber que a energia desse caquizeiro a quem amamos, e das goiabas que colhemos e selecionamos para transformar nessa goiabada, feita com pouquíssimo açúcar, tenham alegrado a receita, e mexido na grande gaveta das afetividades. Carpe Diem!