O fato é que até tinha pensado em fazer outro tipo de bolo, mas acabei acatando os pedidos e fazendo o bolo de chocolate.
Ficou bem gostoso. Segui a receita exatamente como orientava a Lena. A cobertura e o recheio ficaram perfeitos. O bolo, acho que ficou um pouco mais denso, embora úmido. Acho que o tamanho dos ovos interferiu. Poderia ter colocado mais um e um pouco mais de água, para ele ficar mais líquido.
Antes de tudo coloque o forno para aquecer a 170º C.
Numa vasilha peneire e misture os secos: a farinha, o cacau, o sal, o fermento e o bicarbonato. Reserve.
Noutra vasilha derreta o chocolate (no fogo, em banho maria ou no microondas, aos pouco e com cuidado para não queimá-lo, potência média – vale ler a dica da Lena!)
Com a ajuda da batedeira bata a manteiga com o açúcar e os ovos. Faça um creme. Acrescente o óleo e o chocolate derretido. Bate até que todos os ingredientes sejam incorporados. Em seguida adicione as farinhas (os secos reservados) já peneirados.
Por fim, com a batedeira na potência mínima, adicione a água fervendo. Deve ficar uma massa meio líquida.
Coloque numa assadeira untada com manteiga e enfarinhada (usei cacau para enfarinhar) e leve ao forno já aquecido. Após os primeiros 20 min. diminua o forno para 160º C e deixe mais 30 min. ou até testar com o palito e ele sair limpo.
Segundo a Lena: “É uma massa bem leve e que demora para assar. Ela vai craquelar um pouco por cima e depois de assada, o centro “murchará” um pouco. Normal.” Como falei, minha massa não ficou tão líquida, por isso não ” murchou”.
Enquanto o bolo esfria totalmente faça os recheio e a cobertura.
1 colher de manteiga sem sal
Junte todos os ingrediente s numa panela de fundo grosso e leve ao fogo baixo mexendo sem parar. O ponto do brigadeiro vai ser antecipado, ou seja, não ficará no fogo até desprender da panela, mas até ficar encorpado e cremoso, espalhando no bolo. Ele ficará mais firme quando esfriar por causa do chocolate.
Terminado o recheio, reserve e deixe esfriar.
Quando o bolo estiver frio, corte-o ao meio, fazendo dois discos de massa.
Usei a forma de fundo removível como suporte e aro.
Coloquei um disco de massa no fundo. Em seguida coloquei o recheio. Uma camada bem generosa. Coloquei o outro disco e deixei esfriar completamente (como queria que o recheio endurecesse mais rápido coloquei um pouco na geladeira).
Em seguida tirei o aro (passei uma faquinha de legumes para desprender o recheio) e o fundo da forma e coloquei no prato que seria servido para banhar o bolo com a cobertura.
Numa panela de fundo grosso misture:
Leve todos os ingredientes ao fogo baixo e deixe ferver até ficar encorpado e cremoso (deve ficar mais líquido, pois deve escorrer sobre o bolo. Ao esfriar o chocolate vai encorpar).
Apesar da receita longa e por etapas ela é fácil. Vale conferir.
Aqui você pode conferir a receita no blog da Lena. Ela explica cada passo super detalhadamente e ainda ilustrou com várias fotos. Agradeço a ela por compartilhar sua receita.
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…
View Comments
Oi, Soninha. Que bom que você gostou da receita. Qualquer dia desses quero testar. Beijão
Faça mesmo! Vais adorar! Bj
Que delícia, e que LINDOOO!!!!!!
Parabéns, fico lisonjeada ; )
Beijos
Lena
Oi, Lena. Delícia foi receber a sua visita! O bolo é tudo de bom. Concordo com o que escreveste no teu texto sobre a relação açúcar e afeto. Já divaguei sobre isso por aqui também. Talvez esta relação seja a mais inspiradora para tantos doces e sabores, não é mesmo? Bjos