Quem disse que bolo de cenoura não pode ser uma boa pedida para um bom e recheado bolo de aniversário? Pois fiz: Bolo de cenoura com cobertura de chocolate.
Adoro fazer bolo de aniversário. Acho que fazer e oferecer um bolo são atos extremamente afetivos. Daqueles que são guardados na memória. Não interessa se o bolo fica lindo. Claro que um bolo bonito é melhor, mas aqui não somos profissionais, não é mesmo?
O pedido desta vez foi do Pedro, que depois de um tempo fora do Brasil, voltou e passou o seu aniversário conosco. Seu pedido foi um bom e amarelo bolo de cenoura.
Reza a tradição colocar calda de chocolate nele. Então, para incrementar, coloquei uma cobertura de chocolate bem glamourosa feita com chocolate belga e manteiga. Bolão fofinho e sequinho que cortamos e degustamos no café da manhã do dia D.
O resultado foi um bolo bonito e todos felizes.
A receita do bolo foi a clássica, até já publicamos aqui. Mas vale repetir.
Coloque no liquidificador as cenouras, os ovos e o óleo (usei girassol). Bata bem pra emulsionar. Acrescente o açúcar e bata mais um pouco.
Coloque o líquido numa tigela e acrescente aos poucos a farinha de trigo e, por fim, o fermento para bolo. Mexa bem até fazer um creme liso e homogêneo.
Coloque numa forma redonda (usei uma forma para torta de 27 cm de diâmetro). Leve ao forno aquecido, 170º C por aproximadamente 20 minutos.
Usei o mesmo creme para a cobertura e o recheio. Como o bolo ficou bem alto usei apenas um bolo cortado ao meio com uma faca afiada.
Primeiramente derreta o chocolate em banho-maria mexendo até fazer um creme homogêneo. Reserve.
Enquanto o chocolate volta à temperatura ambiente, coloque a manteiga numa tigela e com a batedeira em velocidade média, bata até que fique clara e cremosa. Diminua a velocidade e adicione o açúcar peneirado e bata por mais um minuto. Aos poucos, incorpore o chocolate e a baunilha ao creme de manteiga mexendo com um fouet.
Voilà! Está pronto o creme. Aí é só montar o bolo.
Não deixe de experimentar esta delícia.
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…
View Comments
Lindo, lindo, lindo, a cobertura ficou per-fei-ta!!
Qual é o tipo da manteiga, é a manteiga extra? Fiz mais a cobertura ficou mais brilhosa e fina, sera que foi por causa da manteiga?
Oi, Raquel. Desculpa a demora em responder. Usamos manteiga comum, com ou sem sal.
Depois que o bolo estava coberto, vocês colocaram na geladeira para endurecer a cobertura?
Oi Raquel! Não precisa ir para a geladeira não. Mas a cobertura não fica dura, é é cremosa.
Olá. É só 20 minutos mesmo no forno?
Oi Juliana. É, mas com a ressalva de que cada forno é um forno, o que pode gerar variações para mais ou menos. Mas se conseguires uma temperatura em torno do 180°, 20 dá bem certo.