O Bacalhau Espiritual é daquelas receitas que aparecem com muitas versões diferentes. Isto por si só torna a discussão sobre qual é a “legítima” forma de fazer um tanto inútil. Que cada um faça a sua receita, do seu jeito, com a informação que lhe chegou. A nossa é muito simples e está baseada numa feita pelo chef Claude Troisgros num programa de TV onde ele chama o prato – não sei se por descuido ou precaução – de bacalhau espirituoso.
Mas o fato é que achamos no supermercado uma promoção de bacalhau em lascas com boa aparência, lascas grandes e preço convidativo. E o bacalhau espiritual é um ótimo uso para lascas, tanto quanto o bacalhau ao Brás, que já publicamos aqui.
250g de bacalhau em lascas
750ml de leite integral
2 cebolas
2 dentes de alho
1 cenoura média
3 pãezinho dormidos
1 colher de manteiga
2 colheres de farinha de trigo
100g de queijo parmesão ralado
sal e pimenta a gosto
ervas (tomilho, louro, orégano)
azeite de oliva
Salsinha e cebolinha verdes
Não esqueça que o bacalhau precisa ser dessalgado, e para isso deixamos ele pelo menos 24 horas de molho em água gelada trocando e água muitas vezes (deixe na geladeira). Se for bacalhau em pedaços grandes vai precisar 72 horas.
Numa panela colocamos o leite e as ervas e deixamos levantar fervura. Desligamos o fogo e colocamos o bacalhau que fica ali escaldando por uns 10 minutos com a panela fechada. Depois disso retiramos o bacalhau e reservamos.
Numa tigela colocamos o pão em pedaços, retirando as partes mais duras da casca, e embebemos no leite que foi usado. É bom coar o leite para separar as ervas. Reserve.
Corte uma das cebolas em meia lua, o alho picadinho, e rale a cenoura em ralo grosso. Numa panela ou frigideira ampla, aqueça uma boa porção de azeite e refogue a cebola levemente, só até ela suar. Junte o alho e logo depois a cenoura. Deixe fazer um refogado uniforme.
Neste ponto adicione o bacalhau e deixe refogar mais um pouco. Tempere com a pimenta (e sal se achar necessário, já que o bacalhau ainda pode estar com um pouco de sal) e misture o pão que está reservado, depois de espremer o excesso de leite.
Mexa até ficar bem uniforme, deligue o fogo e junte a salsinha e cebolinha, para dar um toque mais fresco. Reserve esta massa.
Numa panelinha derreta a manteira e deixe suar a cebola restante cortada bem miúda. Acrescente a farinha de trigo e mexa até formar uma espécie de farofa. Fora do fogo comece a colocar, bem aos poucos o leite, mexendo sempre para não formar grumos (se formar, passe no liquidificador ou use um mixer). Volte para o fogo, mexendo sempre até levantar fervura. Seu bechamel está pronto,
Numa travessa refratária untada coloque o refogado de de bacalhau com pão e nivele. Cubra com o bechamel e, por cima, polvilhe o queijo ralado. Leve para o forno a 200 ºC até que o queijo doure e forme aquela desejada casquinha crocante.
Sirva com uma salada de sua preferência, ou até acompanhe com arroz branco. É uma delícia.
A quantidade que fizemos aqui serve muito bem duas pessoas. Mas o prato é fácil de multiplicar a proporção e fazer para bastante gente. Aí calcule entre 100 e 150g de bacalhau por pessoa.
Que tal? Conta pra gente qual a sua receita de bacalhau preferida.
Siga-nos no Pinterest e salve as suas receitas preferidas.
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…